Humanidades em Revista CCH UNIRIO

Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Humanidades em Revista?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Normas de publicação – para autores

Os artigos e os textos dos dossiês deverão ser originais e inéditos e não deverão ter sido enviados para publicação em outro veículo.

Os artigos e textos poderão ser apresentados em português, espanhol, inglês, francês, alemão e italiano.

Os artigos e textos devem ser apresentados em arquivos em  formato Word for Windows, tendo entre 8 e 15 páginas.

Formatação

Página A4; espaço entre linhas 1,5; alinhamento  justificado; margens esquerda e direita 3cm; margens superior e inferior 2,5; espaços entre parágrafos 1,5 (não incluir espaços duplos entre os parágrafos); fonte Times New Roman 12 para o texto e 11 para as citaçoes e resumos.

Abaixo do título do artigo (centralizado, em negrito e caixa alta, espaço entre linhas 1), o nome do autor (à direita, em itálico e caixa normal) com uma nota de rodapé indicando a sua filiação institucional e formação acadêmica.

Seguem-se o resumo em português e cinco palavras-chave também em português (justificado) e, uma linha abaixo, o título, o resumo e as palavras chaves em inglês ou francês (justificado).

O autor deve indicar: a sua filiação institucional, o seu maior título e o tema do atual projeto de pesquisa com o órgão financiador, caso haja, e o seu e-mail, se quiser divulgá-lo.

Em havendo intertítulos, devem ser indicados sem numeração, em negrito e caixa baixa, com um espaço antes e um depois. 

As notas devem aparecer da seguinte forma:

Inseridas no corpo de texto entre parênteses: se forem somente indicações bibliográficas. Para produção bibliográfica: a indicação será entre parênteses com sobrenome do autor, ano e páginas (SOBRENOME DO AUTOR, Ano, p.).

Para passagens de textos antigos (clássicos): devem ser seguidas as abreviações do OCD (Oxford Classical Dictionary): https://oxfordre.com/classics/page/855;jsessionid=A6F5CA9E6FD6634326C8081ABFCCA117;

Exemplo: Hom. Od.1.321 (= Homero. Odisseia, livro 1, linha 321).

Notas explicativas: notas de rodapé, numeradas, espaço 1, Times New Roman 10, justificadas (sem espaços duplos entre as notas).

Citações: As citações com mais de três linhas devem vir em destaque, sem aspas, espaço simples, TNR 11, e com recuo esquerdo de 4 cm. As citações com menos de três linhas permanecem no corpo textual e entre aspas.

Se fontes especiais (grego, sânscrito, hieróglifo, hebraico etc.) forem utilizadas no artigo, os autores deverão enviar uma cópia das mesmas gravadas em arquivo. 

Quando forem utilizadas imagens no artigo, os autores devem apresentar a devida permissão de publicação, caso a imagem não esteja em domínio público. A fonte da imagem deve ser indicada no artigo. Os autores deverão enviar cópia digitalizada e gravada em arquivo com terminação *JPG, individual para cada imagem, e com resolução mínima de 300 DPI.

As referências documentais e bibliográficas devem aparecer após o texto, separadamente. Deve ser referenciada primeiro a Documentação (textual e/ou material) e, depois, as Referências bibliográficas, em ordem alfabética pelo sobrenome do autor seguindo as normas da ABNT 6023: 2002 (Informação e documentação - Referências - Elaboração), a saber:

Para livro: SOBRENOME, Prenome do autor. Título do livro: subtítulo (se houver). Cidade: Editora, Ano.

Para capítulo de livro: SOBRENOME, Prenome do autor. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Prenome do autor. Título do livro: subtítulo (se houver). Cidade: Editora, Ano, p.

Para artigo em periódico: SOBRENOME, Prenome do autor. Título do artigo. Título do Periódico, Cidade, v., n., p., mês (se houver), ano.

Número de artigos de cada dossiê

A revista terá periodicidade semestral, podendo contar com dossiês extraordinários ou com um número composto de artigos independentes.

Cada dossiê deverá contar com no mínimo oito artigos e no máximo quinze. As traduções e relatos de experiência  serão classificados como textos independentes na seção Varia ou Artigos.

 Idiomas

 Os artigos e textos poderão ser submetidos em português, espanhol, francês, italiano, inglês e alemão.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está formatado de acordo com as "diretrizes para autores", em espaço 1,5; usa a fonte Times New Roman de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
 

Declaração de Direito Autoral

Os direitos autorais de qualquer trabalho publicado na Revista pertencerão aos autores. Não haverá qualquer pagamento pela publicação na Revista e a aceitação dos originais implicará na aceitação das condições descritas nas informações sobre a revista constantes do escopo e de todas as regras apresentadas, assim como o respeito à legislação e às normas vigentes concernentes a publicações. A UNIRIO e seus entes subordinados não se responsabilizarão por quaisquer equívocos, questões e contendas entre autores, participantes e/ou entes institucionais que sobrevenham às publicações. O e-mail do autor será disponibilizado no trabalho.

A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos. É adotada a licença Crative Commons do tipo “Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)”, acessível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/legalcode.pt , segundo a qual, em linhas gerais, é permitindo fazer o download dos trabalhos e o seu compartilhamento para fins educacionais, desde que sejam atribuídos os créditos a seus autores, citando também o repositório dos trabalhos, e sem que se possa alterar o material de nenhuma forma ou utilizá-lo para fins comerciais.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.