Indústria cultural, funk carioca e o advento de novas mídias sociais

Autores

  • Renan Ribeiro Moutinho UNIRIO

Resumo

O presente artigo objetiva estudar o primeiro gênero de música eletrônica dançante brasileiro, o funk carioca, à luz dos conceitos estabelecidos pela teoria crítica da sociedade como cultura de massa e indústria cultural assim como com os conceitos de cultura popular e cultura erudita. Os referenciais teóricos utilizados neste trabalho são compostos por Carlos PALOMBINI (2016), desdobram-se pelos frankfurtianos ADORNO e HORKHEIMER (1947), por MORIN (1977) ao passo que também dialogam com as obras de MARTIN-BARBERO (1997) e CANCLINI (1997). Sem pretensão de esgotar o tema, este artigo compõe questionamentos iniciais de uma pesquisa mais ampla, ao nível de doutorado, em andamento, sobre funk Carioca dentro da linha de Linguagem e Estruturação Musical (PPGMUNIRIO).

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Biografia do Autor

Renan Ribeiro Moutinho, UNIRIO

PPGM

Doutorado

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Publicado

2018-06-04

Edição

Seção

Pôsteres