Marabaixo: Processo ensino/aprendizagem na música de tradição oral

Autores

  • Maria de Nazaré da Silva Azevedo Universidade de Brasília

Resumo

O Marabaixo, autêntica manifestação de cultura popular do Amapá, de tradição secular, revela o sincretismo religioso brasileiro, os negros homenageiam o Divino Espírito Santo e a Santíssima Trindade. O artigo objetiva compreender principais aspectos do processo ensino/aprendizagem do saber musical do Marabaixo, da construção e execução do instrumento, analisando as concepções, estratégias e situações de transmissão vivenciadas no grupo. Os estudos (2008/2010) foram direcionados à Associação Folclórica Marabaixo do “Pavão” - AFOMAPA - pessoas tradicionais, que fazem do Marabaixo sua vida, o seu sentido de existência vivenciada no período pascoal, bem como a dos mestres do saber. Os pressupostos teóricos são alicerçados na etnomusicologia, com observação participante (relato etnográfico) nos diferentes contextos. A mesma revela aspectos fundamentais de transmissão oral caracterizados pela experimentação, imitação e a prática coletiva como principais meios de ensino/aprendizagem dos saberes musicais em culturas de tradição oral como o Marabaixo.
Palavras-chave: Marabaixo; práticas de ensino/aprendizagem; saber musical.

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Biografia do Autor

Maria de Nazaré da Silva Azevedo, Universidade de Brasília

Música em Contexto
MESTRADO

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Publicado

2018-06-01

Edição

Seção

Artigos - Etnomusicologia