Currículo escrito e currículo em ação: um estudo da disciplina Processos de Musicalização na Licenciatura em Música do Instituto Villa-Lobos

Autores

  • Patrick Grossman Ferreira UNIRIO

Resumo

A pesquisa aqui descrita tem como objetivo compreender o papel assumido pela disciplina Processos de Musicalização (PROM) na relação entre currículo escrito e currículo em ação na Licenciatura em Música do Instituto Villa-Lobos (IVL). Uma revisão de literatura realizada no site da Revista da ABEM revelou que as pesquisas mais relevantes sobre as licenciaturas em música brasileiras ou se detiveram apenas em análises gerais dos projetos pedagógicos (MATEIRO, 2009; PENNA, 2007; PEREIRA, 2014) ou estiveram preocupadas em dar voz aos licenciandos (CERESER, 2004; DEL-BEN, 2003; HENTSCHKE, 2003). Contudo, o objetivo de tais estudos não era o de relacionar o currículo escrito e o currículo em ação. O estudo aqui apresentado, baseando-se em autores do campo do Currículo, como Circe Bittencourt, Ivor Goodson, Tomaz Tadeu Silva, procura preencher tal lacuna. Para isso, a pesquisa aqui descrita consiste num estudo sócio histórico do currículo da Licenciatura em Música do IVL, focalizando a disciplina mencionada e sua influência na formação dos futuros professores de música. A fim de atingir esse objetivo, alguns professores e ex-professores do curso foram entrevistados e ajudaram na compreensão do lado prático do currículo. Neste momento da pesquisa, encontra-se em andamento um levantamento dos temas mais oferecidos na disciplina PROM e a aplicação de um questionário aos ex-alunos sobre as contribuições trazidas por esta disciplina em suas carreiras como professores. Os dados obtidos nestas duas etapas serão confrontados com alguns pontos do projeto pedagógico.

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Biografia do Autor

Patrick Grossman Ferreira, UNIRIO

PPGM

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Publicado

2018-05-31

Edição

Seção

Artigos - Educação Musical