A Teoria Espiral do Desenvolvimento Musical e a Epistemologia Genética: relações e dissociações entre os pensamentos de Keith Swanwick e Jean Piaget

Autores

  • Gustavo Rapozeiro França UNIRIO

Resumo

Este artigo é um recorte de minha pesquisa de doutorado, que se encontra, atualmente, no estágio de aprofundamento do pensamento de Swanwick para posterior prosseguimento. Apresenta a Teoria Espiral do Desenvolvimento Musical de Swanwick e Tillmam (1986) e a Epistemologia Genética de Piaget (1978), pretendendo, por meio de revisão bibliográfica, encontrar as semelhanças e dissociações entre as teorias. O questionamento sobre uma possível divergência de conceitos entre Swanwick e Piaget é proveniente da leitura de Caregnato (2013) e Maffioletti (2005), que em via contrária a outros autores que, frequentemente, atestam conformidade, questionam possíveis discordâncias entre tais teorias. O texto não tem pretenção de exaurir o assunto, mas sim trazer um debate acerca desse tema, enriquecendo a discussão sobre como ocorrem os processos de cognição humana e de desenvolvimento musical dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Rapozeiro França, UNIRIO

PPGM

DOUTORADO

Downloads

Publicado

2018-05-31

Edição

Seção

Artigos - Educação Musical