Primeira Toccata Nordestina de Júlio Braga: uma proposta de condução sonora para obras em Moto Perpetuo

Autores

  • Tamara Ujakova Corrêa Schubert UNIRIO

Resumo

A complexidade de escrita, bem como o andamento vivo que, por vezes, caracterizam obras em moto perpetuo, estão entre os eventuais fatores inibidores da expressividade na execução musical. A preocupação do intérprete com as demandas de ordem técnico-motora pode deixar à margem questões relevantes para a interpretação, em razão tanto da ausência de reflexão de estudo analítico do texto musical quanto da falta de interação entre aspectos expressivos e movimentos pianísticos. A forma de concatenar os diferentes elementos da narrativa sonora torna-se essencial para proporcionar dinamismo e significado à obra musical. Este artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de condução sonora para a obra Primeira Toccata Nordestina para piano solo de Júlio Braga, através da utilização da técnica do Note Grouping. A metodologia se apoia nos conceitos teóricos de James Thurmond apresentados no livro Note Grouping – A Method for Achieving Expression and Style in Musical Performance. Embora outras estratégias possam ser eficazes, para o tipo de peça proposta, o conceito de Note Grouping se apresenta como ferramenta significativa para a condução sonora quando sua aplicação leva em consideração a interação entre imagem sonora e movimentos pianísticos. Apresenta-se também como recurso válido na otimização da execução, fornecendo soluções para questões técnico-mecânicas sem prejuízo do conteúdo expressivo do texto musical.

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Biografia do Autor

Tamara Ujakova Corrêa Schubert, UNIRIO

PPGM

Doutorado em Música

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Publicado

2015-03-23

Edição

Seção

Artigos - Teoria e Prática da Execução Musical