Interpretação e edição musical: o terceiro movimento da Sonatina para Flauta e Violão de Radamés Gnattali

Autores

  • Solon Santana Manica UFBA

Resumo

O desenvolvimento de uma consciência histórico-crítica, no contexto da música de concerto de tradição ocidental, torna-se cada vez mais importante para o músico desde meados do séc. XX. Movimentos como a performance historicamente informada e a discussão, presente no meio acadêmico, a respeito das liberdades do músico são expoentes deste processo de conscientização das escolhas feitas na sua interpretação/performance. È notório que na música erudita o meio de transmissão da obra musical utilizado pelo compositor trata-se, na maior parte das vezes, de uma partitura previamente editada. Desse modo a relação do intérprete com a obra/compositor é intermediada pelo ato editorial. Esse fato evidencia ao músico a relevância de um estudo em torno das fontes da obra, que foram utilizadas pelo editor, para compreender quais os pressupostos teóricos utilizados por este, que fundamentaram a sua interpretação/edição. O presente artigo apresenta parte dos resultados da pesquisa realizada durante o curso de mestrado, através da revisão editorial do terceiro movimento da sonatina, a fim de demonstrar o quanto a interpretação de um músico pode ser influenciada pela do editor, através da edição que o músico utiliza para sua execução. A revisão teve como base o cotejamento e avaliação crítica das fontes, disponíveis, que transmitem a obra, de modo a entender na prática os problemas teóricos estudados nesta pesquisa, para colaborar na tomada de consciência do músico das suas decisões (sua interpretação da peça), que, por fim, determinam a sua execução. Ainda no que se refere à revisão editorial da peça, para melhor compreensão do material disponível, foram levantadas informações histórico-biográficas sobre o compositor, Radamés Gnattali. São abordados apenas os aspectos editoriais referentes à parte da flauta.

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Biografia do Autor

Solon Santana Manica, UFBA

PPGMUS

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Publicado

2015-03-23

Edição

Seção

Artigos - Teoria e Prática da Execução Musical