Ritmos do maracatu na Música Brasileira Contemporânea: estudo de caso do “Maracatu” para piano, de Egberto Gismonti

Autores

  • Nathália Martins UFRJ

Resumo

Este trabalho mostra a presença dos elementos rítmicos do maracatu de baque virado na música contemporânea brasileira para piano. O maracatu é uma manifestação cultural polissêmica, de origem africana, presente na cultura pernambucana. A partir da década de 90, o gênero se difundiu para outras regiões brasileiras, notadamente para o Sudeste e Sul do país. Ao longo de sua carreira, o compositor Egberto Gismonti recebeu diversas influências, sem se restringir a uma única linguagem composicional. Através de um estudo dos elementos rítmicos da obra "Maracatu", podemos observar de que forma o compositor recria a variedade e riqueza rítmica de um gênero tipicamente brasileiro dentro do universo pianístico. Os procedimentos composicionais utilizados por Egberto Gismonti na peça para piano “Maracatu” ilustrarão a variedade e a riqueza rítmica do gênero na música brasileira contemporânea para piano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathália Martins, UFRJ

MESTRADO

PPGM

Downloads

Publicado

2015-03-22

Edição

Seção

Artigos - Teoria e Prática da Execução Musical