A brasilidade modernista nas músicas de Villa-Lobos, Antônio Carlos Jobim e Edu Lobo

Autores

  • Carlos Ernest Dias UFMG

Resumo

A comunicação aborda alguns aspectos das obras dos compositores brasileiros Villa-Lobos, Tom Jobim e Edu Lobo, investigando possíveis relações destas com as propostas do modernismo musical brasileiro. A pesquisa faz uso de diferentes ângulos de análise, entre eles, o viés científico e folclorista que norteou as pesquisas de Mário de Andrade e que viriam a influenciar a Villa-Lobos e outros compositores eruditos; a utilização por Tom Jobim - sob um prisma romântico - de elementos da natureza brasileira como a terra, a floresta e animais; a gradativa passagem da perspectiva modernista, que migra da música de concerto para a música popular urbana, fenômeno observado em algumas composições de Jobim e de Edu Lobo. A comunicação aborda ainda o conceito de estrutura de sentimento de Raymond Williams como uma possibilidade de se estabelecer relações entre as obras dos três compositores, no que elas mostram ter em comum, como, por exemplo, a busca de uma brasilidade musical. Recorrendo a perspectivas históricas, sociológicas e políticas e considerando fatores como folclore, identidade, modernização e hibridismo, propõe-se obter subsídios que auxiliem na identificação e compreensão dessa brasilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Ernest Dias, UFMG

Programa de Pós-Graduação em Música

Downloads

Publicado

2015-03-19

Edição

Seção

Artigos - Musicologia