As práticas de ensino e aprendizagem do Grupo de Estudos da Voz do Rio de Janeiro (GEV-RJ)

Autores

  • Clara Sandroni UNIRIO

Resumo

Esse artigo se propõe a ser um resumo da dissertação defendida por mim em fevereiro de 2013 na UFRJ. A dissertação versa sobre aspectos de experiências e problemas surgidos no processo de aprendizagem e de ensino de canto popular urbano brasileiro do Grupo de Estudos da Voz do Rio de Janeiro (GEV-RJ). O GEV-RJ é formado por profissionais que, além de cantores, se autodefinem, e são reconhecidos socialmente, como preparadores vocais, professores de canto popular urbano brasileiro e/ou fonoaudiólogos. O GEV-RJ existe desde 1991 e teve nestes 23 anos de atuação, um papel relevante na formação e na profissão de diversas gerações de cantores, principalmente no Rio de Janeiro. Através da pesquisa, que foi realizada em reuniões do grupo, em seu arquivo de dados, e em entrevistas, foram levantadas, discutidas e problematizadas questões a respeito da formação desses professores e sobre a experiência da didática que exercem. Uma das discussões versa sobre a existência de um “campo de ensino de canto popular no Brasil”. Propomos, à luz da teoria dos campos de Pierre Bourdieu, a existência de um “campo de ensino de canto popular no Brasil”, com implicações para a própria existência do GEV-RJ e suas relações com outros agentes neste campo. Apresento também, como resultados da pesquisa realizada, alguns dos que seriam os principais aspectos que caracterizariam uma aula de canto popular, a partir de entrevistas feitas com os professores do GEV-RJ. A proposta da dissertação e também a desse trabalho é o de colaborar com o estudo sobre o ensino de canto popular no Brasil.

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Publicado

2015-03-15

Edição

Seção

Artigos - Etnomusicologia/Música Popular