Notas sobre a Educação formal, não-formal e informal

Autores

  • Rodrigo Heringer Costa UNIRIO

Resumo

O presente artigo é essencialmente teórico e objetiva realizar uma análise não exaustiva dos conceitos de educação formal, não-formal e informal entre estudiosos de diferentes áreas do conhecimento. Após breve discussão sobre a relevância do tema para a área da Educação Musical, alguns trabalhos são analisados de maneira comparativa. Nota-se que a abrangência de cada um dos conceitos é um fator de diferenciação na compreensão dos mesmos entre os diversos autores analisados, mas, por outro lado, é possível perceber um entendimento unânime de que as fronteiras que delimitam o escopo de atuação da educação informal, não-formal e formal não são estáticas e tampouco claramente delineadas. Outro ponto de comum acordo entre os autores é a percepção da existência de um crescente grau de sistematização dos procedimentos, pressupostos e objetivos da educação informal em relação à formal, passando pela educação não-formal.

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Biografia do Autor

Rodrigo Heringer Costa, UNIRIO

MESTRADO

PPGM

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Publicado

2015-03-08

Edição

Seção

Artigos - Educação Musical