[Não apresentado] A canção Cai, Sereno, Cai de Oswaldo de Souza: o gesto como ferramenta no processo da interpretação pianística.

Autores

  • Cinthia Ruivo da Silva UFPR

Resumo

O estudo aqui apresentado integra a tese de doutorado em andamento “A sincronia no subjetivo: interação entre pianista e cantor na preparação e na performance das canções de OSWALDO DE SOUZA”, onde estão sendo investigados aspectos de sincronia em passagens onde fica evidente a liberdade de decisões interpretativas na canção Cai, Sereno, Cai de Oswaldo de Souza (1904-1995). Em busca desta sincronia (duas abordagens que precisam se fundir em uma única interpretação), emergem considerações em torno dos aspectos objetivos e subjetivos do fazer musical. Partindo-se da notação musical, no processo de construção de uma versão consistente e coerente da obra, a utilização do gesto de execução como ferramenta no direcionamento do discurso musical (gesto musical) é de vital importância para o resultado final, mas, antes disto, representa o fator imprescindível para o estabelecimento da interação entre os intérpretes na música de câmara. A hipótese que emerge nestes primeiros passos da pesquisa é que para que haja sincronia no momento da execução é necessária uma combinação prévia entre os intérpretes sobre sua compreensão da obra e sobres suas intenções individuais para que uma vez estabelecido o diálogo, encontre-se o entendimento necessário para direcionar a performance à dois.

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Artigos - Teoria e Prática da Interpretação Musical