Considerações sobre a tradição musical pianeira no álbum No tempo da Chiquinha, de Hercules Gomes

Autores

  • Thiago Leme Marconato UEM

Resumo

O trabalho apresenta uma análise do álbum No tempo da Chiquinha, lançado pelo pianista Hercules Gomes em 2018. A partir do pensamento filosófico de Hans-Georg Gadamer, é analisado como o álbum dialoga com a tradição musical pianeira, construída por músicos que transpõem para o piano a sonoridade de grupos de choro desde a segunda metade do século XIX. Num primeiro momento, a análise se volta para a concepção estética do álbum, o qual é estruturado com referências à biografia da compositora na instrumentação utilizada, no repertório selecionado e em representações simbólicas do “tempo da Chiquinha”. Posteriormente são analisados os arranjos de Gomes para Gaúcho e Água do Vintém, composições de Gonzaga que abrem o CD. São abordados elementos como alterações de estruturas musicais, acréscimo de baixos melódicos, uso de síncopa cheia e expansão da forma.

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Artigos - Música Popular