Entre música e literatura: análise da canção "Cabôca de Caxangá", de Catullo da Paixão Cearense

Autores

  • Francisco Adelino de Souza Frazão UFMG

Resumo

Este artigo é resultado de um estudo da canção “Cabôca de Caxangá”, de Catullo da Paixão Cearense (1863-1946). Atribui-se importância ao cancionista pela sua atuação enquanto músico, poeta e teatrólogo na cena musical do Rio de Janeiro do início do século XX, como um dos introdutores da temática sertaneja na chamada música popular urbana. O corpus deste estudo é formado pela letra da canção “Cabôca de Caxangá” contida no livro “Modinhas”, de Catullo, e pela sua primeira interpretação/gravação realizada por Eduardo Sebastião das Neves (1874-1919), no ano de 1913. Este registro sonoro nos serviu para o desenvolvimento de uma análise que levou em conta, para além dos aspectos literários e musicais, uma sonoridade vocal e instrumental cara ao período das primeiras gravações no Brasil. Após a realização do estudo bibliográfico, audição e análise da obra, constatou-se que a composição de Catullo apresenta uma união concisa e coerente entre a letra, melodia e aspectos interpretativos do cantor, estabelecendo um resultado estético e estilístico homogêneo, em que seus elementos constituintes concorrem para os mesmos sentidos.

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Artigos - Música Popular