Fatores motivacionais para a aprendizagem musical escolar

Autores

  • Daniele Isabel Ertel UERGS

Resumo

Esta é uma pesquisa de mestrado em andamento que tem por objetivo investigar o trabalho pedagógico do professor de música e suas contribuições motivacionais na aprendizagem musical em uma escola pública de educação básica. Para tanto, está sendo empreendida uma investigação qualitativa que tem como pressuposto metodológico o estudo multicasos. Este estudo investiga as turmas do 6º e do 9º ano do Ensino Fundamental, compreendendo alunos de 11 a 15 anos de idade, respectivamente. Para a amostragem estão sendo coletados dados em uma escola municipal de ensino fundamental, por meio da observação participante, da coleta de documentos e do MUSIC Inventory (JONES, 2017), utilizados como técnicas para a coleta dos dados. Estes dados serão analisados com base no modelo MUSIC de motivação acadêmica, proposto por Jones (2009; 2017), que se constitui como referencial teórico-analítico. O modelo MUSIC de motivação acadêmica compreende cinco componentes motivacionais, quais sejam: (1) o empoderamento, (2) a utilidade, (3) o sucesso, (4) o interesse e (5) o cuidado. Os resultados na implementação inicial apresentam 82% de empoderamento dos alunos do 6º ano, 83% de utilidade, 78% de obtenção de sucesso, 83% de interesse nas tarefas desenvolvidas em aula e 92% de cuidado. Já os estudantes do 9º ano apontaram 78% de empoderamento, 78% de utilidade, 78% de sucesso, 72% de interesse e 83% de percepção de cuidado dos alunos em relação a professora de música. Ao final desta pesquisa será possível conhecer os fatores motivacionais de estudantes da educação básica para oaprendizado da música na escola, bem como a contribuição motivacional do trabalhopedagógico do professor de música para a aprendizagem musical de seus estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Edição

Seção

Artigos - Educação Musical