Autonomia por Paulo Freire: uma base para a expressão criadora

Autores

  • Adriana Rodrigues Didier UNIRIO

Resumo

Minha pesquisa de doutorado vem responder de que maneira o pensamento do pedagogo uruguaio Jesualdo Sosa (1905 – 1982) através da expressão criadora se manifestou no Brasil na década de 70 na Escolinha de Arte do Brasil (EAB) por meio da análise do jornal Arte&Educação editado por ela. Paulo Freire surge na pesquisa em função do seu conceito de autonomia que acredito estar intrinsecamente vinculado a expressão criadora. Neste texto trago orecorte da pesquisa que aborda a autonomia por Paulo Freire. A autonomia e a expressãocriadora propulsoras de um pensamento. Para isso considero a autonomia como uma palavra chave da expressão criadora, conceito trazido por Jesualdo, pois esse educador uruguaio busca potencializar a criação na criança através da conquista da sua liberdade, da sua expressão e do seu desenvolvimento pessoal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Edição

Seção

Artigos - Educação Musical