O ensino da morte e do morrer por docentes de enfermagem no Brasil: um estudo bibliométrico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2525-3050.2022.v7i13.181-198

Palavras-chave:

Tanatologia, Ensino da morte, Morte e Ensino de Enfermagem, Educação para a morte

Resumo

O artigo objetiva analisar a produção científica sobre o ensino da morte e do morrer por docentes de enfermagem no Brasil. Trata-se de um estudo bibliométrico, realizado com publicações das bases de dados LILACS, MEDLINE, BDENF e SciELO e no Portal CAPES, considerando o intervalo 2005-2019. A maioria dos autores são pesquisadores da área de Enfermagem, com predomínio da titulação de doutor. Observou-se que o ensino-aprendizagem sobre a morte e o morrer por docentes de enfermagem tem como ponto de partida as experiências quando estudantes; suas dificuldades em vivências particulares e as fragilidades da abordagem curricular. É preciso considerar a interdisciplinaridade e a formação em educação para a morte no cuidado para pessoas em processo do morrer.

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Biografia do Autor

Maria Luiza Azevedo dos Reis, Universidade Federal de Campina Grande/UFCG

Graduanda do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande.

Olavo Mauricio de Souza Neto, Universidade Federal de Campina Grande/UFCG

Graduando do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande.

Arthur Alexandrino, Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN

Mestrando em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Extensionista no Estágio Nacional de Extensão em Comunidade (ENEC), pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Débora Thaise Freires de Brito, Universidade Federal da Paraíba/UFPB

Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atuou como Docente da UFCG, campus Cuité, nos componentes curriculares de Enfermagem em Oncologia; Ética, Legislação e Bioética em Enfermagem; e Bases Teóricas e Práticas de Enfermagem na Saúde da Mulher.

Glenda Agra, Universidade Federal de Campina Grande/UFCG

Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professora do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cuité.

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Publicado

2022-01-31

Como Citar

Azevedo dos Reis, M. L., de Souza Neto, O. M., Alexandrino, A., Freires de Brito, D. T., & Agra, G. (2022). O ensino da morte e do morrer por docentes de enfermagem no Brasil: um estudo bibliométrico. Revista M. Estudos Sobre a Morte, Os Mortos E O Morrer, 7(13), 181–198. https://doi.org/10.9789/2525-3050.2022.v7i13.181-198