Ensinar história a partir do esquecimento: um estudo de caso de educação patrimonial no Cemitério da Santa Casa, Porto Alegre/RS

Autores

  • João Camilo Grazziotin Portal Programa de Pós-graduação em História. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre, RS - Brasil http://orcid.org/0000-0003-2070-0998

DOI:

https://doi.org/10.9789/2525-3050.2020.v5i10.383-395

Palavras-chave:

Educação patrimonial, Cemitério Santa Casa, Sensibilização histórica, Ensino de história, Esquecimento

Resumo

Este artigo é baseado numa experiência de estágio em Educação Patrimonial (UFRGS) feito no Cemitério da Santa Casa, em Porto Alegre/RS. Tomando a forma de um relato, o artigo se propôe a discutir as potencialidades de se aprender e ensinar história a partir do espaço cemiterial. Nesse sentido, foram utilizadas, para as visitas, as faces do esquecimento que estão representadas na territorialidade do espaço, bem como as diferentes manifestações estéticas e sua relação com as diferentes classes sociais presentes ali. Assim, foi proposta uma reflexão sobre o esquecimento e a história a partir de uma prática de visita mais tangente às subjetividades, fazendo uma interlocução com a divisão espacial da instituição e tecendo uma narrativa a partir das relações de poder, em oposição à “história dos grandes homens”.

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Biografia do Autor

João Camilo Grazziotin Portal, Programa de Pós-graduação em História. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre, RS - Brasil

Mestrado pelo Programa de Pós-graduação em História da UFRGS. Bolsista CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

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Publicado

2020-12-30

Como Citar

Grazziotin Portal, J. C. (2020). Ensinar história a partir do esquecimento: um estudo de caso de educação patrimonial no Cemitério da Santa Casa, Porto Alegre/RS. Revista M. Estudos Sobre a Morte, Os Mortos E O Morrer, 5(10), 383–395. https://doi.org/10.9789/2525-3050.2020.v5i10.383-395