Dissimulation - plataforma participativa de intervenção sonora para celulares

Autores

  • Giuliano Obici Universidade Federal Fluminense - UFF

Palavras-chave:

gambioluteria, música eletroacústica, música móvel

Resumo

Dissimulation é uma plataforma participativa de intervenção sonora para dispositivos móveis. Utilizando re- cursos que estão literalmente em nossas mãos, o trabalho cria instrumentos para celulares que possam ser utilizados em diferente contextos por várias pessoas. Paralelamente ao desenvolvimento de instrumentos participativos, o projeto tem como objetivo propor ações que interfiram no estado de isolamento e dissimulação proporcionado pela presença massiva dos dispositivos móveis digitais. Pautado na metodologia da gambiolute- ria – construção de instrumentos sonoros orientados pelo princípio da gambiarra – os resultados consistem em várias propostas de ações e performances que colocam em jogo o estado de ubiquidade e dissimulação que os dispositivos digitais instauram. Para dar conta desse percurso, o texto foi estruturado da seguinte forma: breve apresentação de Dissimulation, contextualização sobre o papel dos dispositivos móveis, luteria orientada pela gambiarra, relatos de performances e intervenções e, por fim, considerações finas. Nos primeiros parágrafos o leitor entenderá o que é e como surge Dissimulation.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giuliano Obici, Universidade Federal Fluminense - UFF

Giuliano Lamberti Obici, (Maringá- PR) artista-pesquisador com ênfase em arte sonora. Professor adjunto do Departamento de Arte da Universidade Federal Fluminense. Doutor em artes pela USP com bolsas sanduíche do DAAD-CAPES na Technische Universität de Berlim e FAPESP. Mestre em comunicação e semiótica pela PUC-SP e psicólogo formado pela UEM. Publicou o livro "Condição da Escuta" pela editora 7Letras. Lecionou na Escola de Artes da universidade Anhembi Morumbi (SP) e ministrou diversos cursos em arte digital abordando temas como instalações audiovisuais interativas, luteria digital, gambiarra, experimentação sonora; focando o uso de software e hardware livre. Forma o duo Ene Menos Um (n-1) com Alexandre Fenerich, tendo lançado os CDs "Jardim das Gambiarras Chinesas" e "Ene Menos Video", apresentando performances em vários festivais. Ministrou cursos e palestras por diversas universidades e festivais tais como na London University of the Arts, Univesität der Kunst e Technische Universität em Berlim, Gotland School of Composition (Visby), Ultima Academy (Oslo), Wien Modern (Vienna) foi convidado para apresentar trabalhos no Medialab Prado (Madri), Imatronic Festival (Karlsruhe), Relevante Musik (Berlim), Next Generation (Karlshue), 319 Scholes (NY), Wien Modern / E_may (Viena). Recebeu o prêmio Giga-Hertz-Preis para música oferecido pelo Zentrum für Kunst und Medientechnlogie (ZKM Karlsruhe) e Experimental Studio (Freiburg). Trabalhos artísticos recentes: Simulacrum Piano, Instensidades Brutalistas, Vozes Simulacrum, Laptop Coral, Simulacrum Chamber Orchestra, Concerto para Lan House, Compro Auri.

Referências

Arpaci, Ibrahim. 2019. “Culture and nomophobia: The role of vertical versus horizontal collectivism in predicting nomophobia.” Information Development 35 (1): 96–106.

Brinkmann, Peter, Peter Kirn, Richard Lawler, Chris McCormick, Martin Roth, and Hans-Christoph Steiner. 2011. “Embedding pure data with libpd.” Proceedings of the Pure Data Convention, Volume 291. Citeseer.

Crary, Jonathan. 2016. 24/7: capitalismo tardio e os fins do sono. Ubu Editora LTDA-ME.

Deleuze, Gilles. 1992. “Post-Scriptum: sobre as sociedades de controle∥ in Conversações.” Rio de Janeiro: Trinta e Quatro, p. 226.

Iglesia, Daniel. 2016. “The Mobility is the Message: the Development and Uses of MobMuplat.” Pure Data Conference (PdCon16). New York.

kampela-site. Arthuk Kampela, howpublished = http://www.kampela.com/compositions.htm, note = Ac- cessed: 2019-12-20.

Meirelles, Fernando. 2019. “30a Pesquisa Anual do FGVcia da FGV/EAESP: Mercado Brasileiro de TI e Uso nas Empresas.” Technical Report.

Obici, Giuliano. 2008. Condição da escuta: mídias e territórios sonoros. Rio de Janeiro: 7 Letras.

Obici, Giuliano. 2014. “Gambiarra e experimentalismo sonoro.” Ph.D. diss., São Paulo: ECA-USP, Berlim: Technische Universität.

Obici, Giuliano..2017. “Gambioluthiery: Revisiting the Musical Instrument from a Bricolage Perspective.” Leonardo Music Journal.

Obici, Giuliano Lamberti, and Flávio Luiz Schiavoni. 2011. “Concerto para lanhouse.” Proceedings of the Linux Audio Conference. Maynooth, 170–174.

Puckette, Miller. 2007. The theory and technique of electronic music. World Scientific Publishing Company.

Smetak, Walter. 2001[1980]. Simbologia dos instrumentos. Salvador: Associação Amigos de W. Smetak.

Downloads

Publicado

2020-01-25

Como Citar

Obici, G. (2020). Dissimulation - plataforma participativa de intervenção sonora para celulares. DEBATES - Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Música, (23). Recuperado de http://www.seer.unirio.br/revistadebates/article/view/9723