A práxis extensionista de cursinhos pré-vestibulares enquanto modelo de emancipação dos sujeitos

Autores

  • Fabio Lanza Universidade Estadual de Londrina (UEL - Londrina/PR, Brasil)
  • Ursula Boreal Lopes Brevilheri Universidade Estadual de Londrina  (UEL – Londrina/PR, Brasil)
  • Carolina de Almeida Silva Universidade Estadual de Londrina  (UEL – Londrina/PR, Brasil)
  • Luan Prado Piovani Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP – CAMPINAS/SP, Brasil)
  • José Wilson Assis Neves Jr. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP – Campinas/SP, Brasil)
  • Tamara Vieira Universidade Estadual de Londrina (UEL – Londrina/PR, Brasil).
  • Óscar Sousa Domingos Universidade Estadual de Londrina (UEL – Londrina/PR, Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.9789/2317-7705.2022.v10i1.9-29

Palavras-chave:

Sociologia, Educação, Extensão Universitária, Cursinho pré-vestibular

Resumo

O presente artigo busca explicitar as metodologias de trabalho e propostas de cursinhos populares vinculados à extensão universitária, a partir das experiências do projeto Práxis Itinerante: novas perspectivas para as juventudes e populações vulneráveis, em dois de seus núcleos nas cidades de Cambé e Londrina, no Paraná. Para além do ensino formal, visões de educação e discussões sobre a autonomia dos sujeitos e de práticas pedagógicas que impulsionam o nosso público-alvo à continuidade dos estudos, a ação extensionista descrita revela também o potencial destas práticas enquanto projetos emancipatórios, que conduzem cada estudante (dos cursinhos e/ou universitários extensionistas) ao local de protagonismo de suas próprias vidas. Com apoio das discussões de Paulo Freire e demais contribuições teóricas, traça-se o encontro entre a prática de extensão e as discussões da teoria, em um movimento de retroalimentação que, em consonância com o título do projeto, remonta o conceito de práxis.

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Biografia do Autor

Fabio Lanza, Universidade Estadual de Londrina (UEL - Londrina/PR, Brasil)

Docente do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Pós-Doutor em Ciências Sociais  (PUC/SP).

 

Ursula Boreal Lopes Brevilheri, Universidade Estadual de Londrina  (UEL – Londrina/PR, Brasil)

Discente de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina (UEL)

 

Carolina de Almeida Silva, Universidade Estadual de Londrina  (UEL – Londrina/PR, Brasil)

Discente de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Luan Prado Piovani, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP – CAMPINAS/SP, Brasil)

Discente do mestrado em Sociologia da Universidade Federal de Campinas (Unicamp). Bacharel em Ciências Sociais  pela Universidade Estadual de Londrina (UEL)

 

José Wilson Assis Neves Jr. , Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP – Campinas/SP, Brasil)

Pesquisador do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH-UNICAMP). Doutor em Ciências Sociais  (UNESP)

 

Tamara Vieira, Universidade Estadual de Londrina (UEL – Londrina/PR, Brasil).

Mestre em Ciências Sociais e Licenciada em História e Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (UEL)

 

Óscar Sousa Domingos, Universidade Estadual de Londrina (UEL – Londrina/PR, Brasil)

Discente do Mestrado em Serviço Social e Política Social e Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) 

 

 

Referências

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Publicado

2022-09-22

Como Citar

Lanza, F., Lopes Brevilheri, U. B., de Almeida Silva, C., Prado Piovani, L., Assis Neves Jr. , J. W., Vieira, T., & Sousa Domingos, Óscar. (2022). A práxis extensionista de cursinhos pré-vestibulares enquanto modelo de emancipação dos sujeitos. RAÍZES E RUMOS, 10(1), 9–29. https://doi.org/10.9789/2317-7705.2022.v10i1.9-29