Rodas de conversas virtuais no cuidado em saúde

um relato de experiência no contexto do pós Covid-19 em território de favela

Autores

  • Alessandra Choqueta de Toledo Arruda Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Carla Máximo Prado Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
  • Fernando Eduardo Zikan Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Verônica Garcia Tavares Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Renan Vicente da Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Beatriz Rodrigues Italo de Paula Prata Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Isabella da Silva Melo Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Laura Alvim Corrêa Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.9789/2317-7705.2022.v10i1.197%20-%20207

Palavras-chave:

Rodas de conversa, Telerreabilitação, Fisioterapia, Saúde, Comunidade

Resumo

Este artigo tem como objetivo trazer relatos de experiência, reflexões e narrativas sobre as rodas de conversas realizadas virtualmente no projeto de extensão universitária Inspiração. Este projeto tem como foco o atendimento por telerreabilitação de pacientes com síndrome pós-Covid e vem sendo desenvolvido junto aos moradores do conjunto de favelas da Maré. As rodas de conversa têm sido realizadas de forma virtual, encurtando distâncias, reduzindo custos, tempo de deslocamento e trazido um local de fala, escuta, acolhimento e partilha, que demonstram a importância de um espaço de cuidado e promoção em saúde em tempos de pandemia. Essa troca de experiências e construção de laços afetivos entre pacientes e terapeutas foi fundamental para o estabelecimento dos fluxos de trabalho do projeto, além de contribuir para o desenvolvimento de profissionais e estudantes mais sensíveis às demandas do próximo, o que pode interferir positivamente no resultado do tratamento proposto. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Choqueta de Toledo Arruda, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Docente da Faculdade de Fisioterapia e coordenadora do projeto de extensão Inspiração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Carla Máximo Prado, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Docente da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e membro do projeto de extensão Inspiração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Fernando Eduardo Zikan, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Docente da Faculdade de Fisioterapia e membro do projeto de extensão Inspiração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Verônica Garcia Tavares , Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Fisioterapeuta do projeto de extensão Inspiração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Renan Vicente da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Discente da Faculdade de Fisioterapia e membro do projeto de extensão Inspiração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ

Beatriz Rodrigues Italo de Paula Prata, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Fisioterapeuta do projeto de extensão Inspiração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Isabella da Silva Melo, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Discente da Faculdade de Fisioterapia e membro do projeto de extensão Inspiração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ

Laura Alvim Corrêa , Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Fisioterapeuta do projeto de extensão Inspiração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Referências

BROWN K., YAHYOUCHE A., HAROON S., CAMARADOU J., TURNER G.,

Long COVID and self-management. The Lancet. v.399, ed.10322, p.355, jan 2022.

COFFITO. RESOLUÇÃO Nº 516, DE 20 DE MARÇO DE 2020 – Teleconsulta, Telemonitoramento e Teleconsultoria. https://www.coffito.gov.br/nsite/?p=15825 Acesso em: 10 de abr de 2022.

CORONAVÍRUS BRASIL. COVID-19: Painel de Controle, 2022, Painel Geral. Disponível em: <https://covid.saude.gov.br/>. Acesso em: 10 de abr de 2022.

DAVIS H. E., ASSAF G. S., MCCORKELL L., WEI H., LOW R. J. Low, RE’EM Y., REDFIELD S., AUSTIN J. P., AKRAMI A. Characterizing long COVID in an international cohort: 7 months of symptoms and their impact. E Clinical Medicine. v.38, ago 2021.

DUBEY, S., BISWAS, P., GHOSH, R., CHATTERJEE, S., DUBEY, M. J., CHATTERJEE, S., LAHIRI, D., & LAVIE, C. J. Psychosocial impact of COVID-19. Diabetes & metabolic syndrome. v.14, ed.5, p.779-788, mai 2020.

FLEURY, S. e MENEZES, P. Pandemia nas favelas: entre carências e potências. Saúde em Debate. v. 44, n. spe4, pp. 267-280, dez 2020.

LOGUE J.K, FRANKO N.M, MCCULLOCH D.J, et al. Sequelae in Adults at 6 Months After COVID-19 Infection. JAMA Netw Open. v. 4, ed. 2, fev 2021.

VASCONCELOS, E. M. Educação popular: instrumento de gestão participativa dos serviços de saúde. In: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa, 2007.

World Health Organization. A clinical case definition of post COVID-19 condition by a Delphi consensus, out 2021. <https://www.who.int/publications/i/item/WHO-2019-nCoV-Post_COVID-19_condition-Clinical_case_definition-2021.1> Acesso em: 10 de abr de 2022.

Downloads

Publicado

2022-09-22

Como Citar

Choqueta de Toledo Arruda, A., Máximo Prado, C., Eduardo Zikan, F. ., Garcia Tavares , V. ., Vicente da Silva, R., Rodrigues Italo de Paula Prata, B. ., da Silva Melo, I. ., & Alvim Corrêa , L. (2022). Rodas de conversas virtuais no cuidado em saúde: um relato de experiência no contexto do pós Covid-19 em território de favela . RAÍZES E RUMOS, 10(1), 197–207. https://doi.org/10.9789/2317-7705.2022.v10i1.197 - 207