Cursinho Popular Carolina Maria de Jesus

a extensão universitária como um trabalho de educação popular

Autores

  • Leonardo Paes Niero Universidade Federal de São Carlos e Universidade de São Paulo
  • André Universidade Federal de São Carlos (campus Lagoa do Sino)
  • João Pedro Leroux Universidade Federal de São Carlos (campus Lagoa do Sino)

DOI:

https://doi.org/10.9789/2317-7705.2022.v10i1.112%20-%20123

Palavras-chave:

Sudoeste Paulista, Paulo Freire, Território, Democratização da educação

Resumo

Este relato de experiência aborda a trajetória do Cursinho Popular Carolina Maria de Jesus, um projeto de extensão da Universidade Federal de São Carlos campus Lagoa do Sino, no interior do estado de São Paulo desde o ano de 2016. Dentre as principais reflexões destacam-se: as relações sobre o território de atuação e sua ligação com a construção da educação popular dentro de um espaço pedagógico, o desafio em manter as atividades educativas durante a pandemia de Covid-19, as alternativas desenvolvidas e a relação da construção política da educação e sua importância na construção da extensão universitária. Esta experiência indica a potencialidade da construção de uma Universidade voltada aos interesses populares a partir da construção de uma prática educativa voltada à crítica social e ao engajamento na luta pela democratização do acesso ao ensino superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Paes Niero, Universidade Federal de São Carlos e Universidade de São Paulo

Biólogo, mestre em Ecologia e Recursos Naturais, doutorando no programa de pós-graduação em Educação da Universidade de São Paulo (USP), servidor técnico-administrativo da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e coordenador do Cursinho Popular Carolina Maria de Jesus (CMJ)

André, Universidade Federal de São Carlos (campus Lagoa do Sino)

Biólogo, mestre em Ecologia e Recursos Naturais, servidor técnico-administrativo da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e coordenador do Cursinho Popular Carolina Maria de Jesus (CMJ)

João Pedro Leroux, Universidade Federal de São Carlos (campus Lagoa do Sino)

Biólogo e coordenador do Cursinho Popular Carolina Maria de Jesus (CMJ)

Referências

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Editora Paz e Terra, 2014.

MACHADO, Marília Novais da Mata. Os escritos de Carolina Maria de Jesus: determinações e imaginário. Psicologia & sociedade, v. 18, p. 105-110, 2006.

MEIHY, José Carlos Sebe Bom. Carolina Maria de Jesus: emblema do silêncio. Revista USP, n. 37, p. 82-91. 1998.

MOTA, Ilka de Oliveira; PEREIRA, André; NIERO, Leonardo Paes. Cursinho Popular Carolina Maria de Jesus da UFSCar Lagoa do Sino: sujeito, sentido e imaginário. Revista de Estudos de Literatura, Cultura e Alteridade-Igarapé, v. 11, n. 1, 2019.

RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. Global Editora e Distribuidora Ltda, 2015.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS. Lagoa do Sino, 2022. O campus. Disponível em <https://www.lagoadosino.ufscar.br/o-campus> . Acesso em: 02 de abr. de 2022.

Downloads

Publicado

2022-09-22

Como Citar

Paes Niero, L., Pereira da Silva, A., & Nogueira Leroux, J. P. (2022). Cursinho Popular Carolina Maria de Jesus: a extensão universitária como um trabalho de educação popular. RAÍZES E RUMOS, 10(1), 112–123. https://doi.org/10.9789/2317-7705.2022.v10i1.112 - 123