Gestão Educacional em tempo de pandemia: o que propõem as redes municipais da Região Metropolitana do Rio de Janeiro?

Autores

  • Ana Cristina Prado Oliveira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO - Rio de Janeiro/RJ, Brasil). Professora do Departamento de Fundamentos da Educação (Unirio) e do PPGEdu Unirio. Doutora em Educação (PUC-Rio) http://orcid.org/0000-0002-0367-6669
  • Isabelle Premoli Parada
  • Laura Gabrielle Marques da Cruz

DOI:

https://doi.org/10.9789/2317-7705.2020.v8i2.09-35

Resumo

Este artigo pretende apresentar os resultados de uma pesquisa exploratória acerca das medidas que os municípios da região metropolitana do Rio de Janeiro empreenderam durante o período emergencial de isolamento social e suspensão de atividades escolares presenciais. É resultado de uma atividade de extensão remota da Escola de Educação da UNIRIO, promovida no âmbito da PROEXC, contribuindo para a expansão de conhecimentos de estudantes da graduação em pedagogia e da comunidade. Além de discutir as principais ações ou omissões das secretarias municipais de educação, buscou-se refletir sobre este tempo de exceção, onde a implementação de políticas públicas emergenciais locais se faz necessária, podendo atuar na redução das desigualdades educacionais (PIRES, 2018). Em um novo contexto educacional, encontramos diferentes encaminhamentos para as demandas emergentes e diferentes percepções dos envolvidos. A apresentação dos resultados iniciais em ciclos de debates pôde dar voz aos profissionais das redes, colaborando para o enriquecimento do estudo.

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Publicado

2020-12-04

Como Citar

Oliveira, A. C. P., Parada, I. P., & Cruz, L. G. M. da. (2020). Gestão Educacional em tempo de pandemia: o que propõem as redes municipais da Região Metropolitana do Rio de Janeiro?. RAÍZES E RUMOS, 8(2), 09–35. https://doi.org/10.9789/2317-7705.2020.v8i2.09-35