Possibilidades para um novo olhar sobre a Educação Alimentar e Nutricional em espaços coletivos

Autores

  • Ingrid Abreu Oliveira Escola de Nutrição – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Joice Graça Mello Corga Escola de Nutrição – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Édira Castello Branco de Andrade Gonçalves Laboratório de Bioativos – Programa de Pós-graduação em Alimentos e Nutrição (PPGAN) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

DOI:

https://doi.org/10.9789/2317-7705.2020.v8i2.58-79

Resumo

A premissa básica deste artigo é a escassez de intervenções de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) em espaços comunitários. Assim sendo, a proposta deste trabalho é fazer uma reflexão sobre este tema, visando a difusão da importância do conhecimento básico sobre alimentação, enquanto promotora de saúde. Através da consulta à literatura e do ponto de vista das autoras, busca-se analisar a importância da EAN; o papel do nutricionista nesse contexto; quem constitui a população menos atendida; qual a influência da mídia sobre essas pessoas; por que a ótica da ciência dos alimentos é importante e que estratégias podem ser adotadas para ampliar a possibilidade de acesso, inclusive em tempos de isolamento social. Diante disso, concluiu-se que a utilização de canais de comunicação online podem ser ferramentas complementares de EAN, contando com vantagens variadas, como baixo custo, grande velocidade e alcance, além da superação das barreiras físicas dos ambientes de aprendizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ingrid Abreu Oliveira, Escola de Nutrição – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Estudante Nutrição

Joice Graça Mello Corga, Escola de Nutrição – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Estudante de Nutrição, bolsista de extensão

Édira Castello Branco de Andrade Gonçalves, Laboratório de Bioativos – Programa de Pós-graduação em Alimentos e Nutrição (PPGAN) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Ciência dos Alimentos; Escola de Nutrição

Downloads

Publicado

2020-12-04

Como Citar

Oliveira, I. A., Corga, J. G. M., & Gonçalves, Édira C. B. de A. (2020). Possibilidades para um novo olhar sobre a Educação Alimentar e Nutricional em espaços coletivos. RAÍZES E RUMOS, 8(2), 58–79. https://doi.org/10.9789/2317-7705.2020.v8i2.58-79