A IMAGEM POÉTICA NAS ARTES DA CENA

Main Article Content

Renata Asato de Camargo

Resumo

Pensemos na poética como a junção das palavras gregas poiein (modos de fazer) e ēthos (ética, valores e hábitos). Aristóteles utilizou o termo poiētikē para falar sobre modos de composição do poema (perì poiētikēs). No entanto, ele fazia referência ao poema mimético, que contemplava o ēthos, ou seja, a caracterização de personagens e seus respectivos caráteres. Para Aristóteles, a produção de uma imagem poética equivalia a uma produção mimética, portanto a sua poética tem a ver com a mimese. Na mais recente tradução do livro Poética de Aristóteles, Paulo Pinheiro relembra os possíveis significados do termo mímēsis: de processos imitativos, por Else; de representações, por Dupont-Roc e Lallot; e simplesmente de imitações, por Eudoro de Souza (ARISTÓTELES, 2017). Retiremos todos esses conceitos miméticos da palavra poética, excluindo também o ēthos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
de Camargo, R. A. (2017). A IMAGEM POÉTICA NAS ARTES DA CENA. Cadernos Virtuais De Pesquisa Em Artes Cênicas, 1(2), 219–223. Recuperado de https://seer.unirio.br/pesqcenicas/article/view/7093
Seção
XVII Colóquio
Biografia do Autor

Renata Asato de Camargo, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Renata Asato é atriz, preparadora corporal e professora teatral. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da UNIRIO. Integra o grupo de pesquisa da Profa. Dra. Tatiana Motta Lima, desenvolvendo um experimento cênico a partir das obras O Inominável de Samuel Beckett e O Livro do Desassossego de Fernando Pessoa. Faz parte do Comitê Executivo Imin Nô e da Associação Brasileira de Nôgaku (ABN), atuando no grupo Shouyou Kai de teatro Nô, com coordenação de Toshi Tanaka e direção artística de Jun Ogasawara. Também estuda Teatro Nô com a artista Ângela Nagai, fundadora do grupo Brasil International Noh Institute, sediado em Campinas. Especialista em Corpo: Dança, Teatro e Performance pela pós-graduação lato-sensu da Escola Superior de Artes Célia Helena (2015). Possui bacharelado em Teatro pela Escola Superior de Artes Célia Helena (2012).