A PEDAGOGIA DO ATOR NA REELABORAÇÃO DE SI JUNTO AOS DETENTOS

Main Article Content

Natália Ribeiro Fiche
http://orcid.org/0000-0003-2022-8865

Resumo

Em 1997, demos início às atividades de extensão com o projeto de Teatro na Prisão em algumas penitenciárias. Iniciou-se como Projeto, e hoje tornou-se também um Programa. Tem-se como objetivo estimular a aquisição da linguagem teatral e despertar a consciência para cidadania, proporcionando às pessoas envolvidas experimentar, analisar e refletir sobre processos sociais, teorias e práticas da linguagem teatral. Uma dupla vivência pedagógica circunda o projeto, colocando docentes e discentes em posição estratégica para pensar e repensar as práticas pedagógicas de modo aberto e como construção coletiva, privilegiando o espaço para o jogo. Aprofundar nos trabalhos sobre si mesmo, leva o detento a questionar os textos escolhidos, relacionando-os à sua cultura, à sua época, à sua existência, às suas memórias. Se reinventam através do outro, através do ato da memória, reinventam a vida, redescobrindo-a.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Fiche, N. R. (2017). A PEDAGOGIA DO ATOR NA REELABORAÇÃO DE SI JUNTO AOS DETENTOS. Cadernos Virtuais De Pesquisa Em Artes Cênicas, 1(2), 112–116. Recuperado de https://seer.unirio.br/pesqcenicas/article/view/6793
Seção
XVII Colóquio
Biografia do Autor

Natália Ribeiro Fiche, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Departamento de Atuação Cênica e teatro