O CORPO EM AÇÃO: PERFORMANCE E MICROPOLÍTICAS

Main Article Content

Cecília Magalhães Clemente
http://orcid.org/0000-0002-8249-4862

Resumo

O presente trabalho dedica-se à investigação de ações performativas desenvolvidas nas ruas do Rio de Janeiro no contexto dos recentes acontecimentos do atual cenário político brasileiro (2016/2017). Trata-se de uma pesquisa-intervenção cujo objetivo maior é cartografar processos criativos, compreendendo-os como ações de resistência aos microfascismos nestes tempos sombrios. São ações que questionam, em ato, um modo de operar quase automático e as relações de poder que estão em sua base. Assim, lançamos um olhar para a relação indissociável entre arte e política com o propósito de discutir uma micropolítica das intervenções artísticas na cidade – especialmente no espaço público. Para tanto, valemo-nos da vibratibilidade e da potência dos corpos inquietos.
Palavras-chave: performance, política, espaço público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Clemente, C. M. (2017). O CORPO EM AÇÃO: PERFORMANCE E MICROPOLÍTICAS. Cadernos Virtuais De Pesquisa Em Artes Cênicas, 1(2), 51–55. Recuperado de https://seer.unirio.br/pesqcenicas/article/view/6771
Seção
XVII Colóquio
Biografia do Autor

Cecília Magalhães Clemente, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Cecília Magalhães Clemente concluiu o mestrado em Artes Cênicas na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Uni-Rio) em agosto de 2017 com a dissertação intitulada “O corpo na rua: ações performativas e micropolíticas de resistência”. É performer e psicóloga. Sua pesquisa teórico-prática versa sobre as interseções entre arte, política e práticas de subjetivação. É pós-graduada em Psicanálise e Saúde Mental pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 2005) e pós-graduada em Terapia pelo Movimento: Corpo e Subjetivação pela Faculdade Angel Vianna (FAV, 2014). Como performer, tem criado e realizado ações independentes no espaço urbano, especialmente no Rio de janeiro, bem como participado de mostras artísticas e festivais diversos.