PARÊNTESES NA TESE DE DOUTORADO SOBRE HELIO EICHBAUER E LINA BO BARDI: ATELIÊ-ESCOLA COMO PLANO ESTRATÉGICO DE PROMOÇÃO DA ARTE E DA EDUCAÇÃO

Main Article Content

Regilan Deusamar Pereira

Resumo

As atuais vilanias cometidas pelos representantes administrativos do Brasil, prejudiciais à nação, têm demandado estratégicas ações. Oportunamente os estudos aqui apresentados tratam do discurso do artista, de acordo com as análises dos discursos legados pela atuação conjunta entre o cenógrafo Helio Eichbauer e a arquiteta Lina Bo Bardi, que realizaram singular plano artístico-didático comprometido com a ética e a responsabilidade social em meados da década de 1970. Ciente da trajetória histórica brasileira que nos acompanha de meados dos anos 70 aos atuais dias, este estudo pretende tecer uma estratégia de ação no campo das artes que no mínimo manifeste uma tomada de posição diante de um cenário político adverso em relação aos interesses dos trabalhadores, artistas e cidadãos brasileiros. A fundamentação teórica está alicerçada nos estudos históricos de José Carlos Reis, nos estudos de arquitetura e urbanismo de Claudia Seldin e nos estudos do educador Rubem Alves.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Pereira, R. D. (2017). PARÊNTESES NA TESE DE DOUTORADO SOBRE HELIO EICHBAUER E LINA BO BARDI: ATELIÊ-ESCOLA COMO PLANO ESTRATÉGICO DE PROMOÇÃO DA ARTE E DA EDUCAÇÃO. Cadernos Virtuais De Pesquisa Em Artes Cênicas, 1(2), 128–132. Recuperado de https://seer.unirio.br/pesqcenicas/article/view/6768
Seção
XVII Colóquio