ANGEL VIANNA: fricções do corpo entre a dança e a cena

Autores

  • Maria Alice Cavalcanti Poppe Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.9789/2176-7017.2015.v7i1.p.%201-12

Resumo

RESUMO: A partir do experimento coreográfico que celebra os 82 anos de Angel Vianna, o presente artigo flexiona-se sobre o pensamento da bailarina, coreógrafa e educadora, mais especificamente em sua atuação e no modo como lida com as forças do gesto no corpo, na dança, na cena, na vida. Para dialogar com Angel convido o pensamento de Antonin Artaud com base nos seus escritos sobre o teatro da crueldade, afim de retalhar os percursos traçados pela bailarina em “Qualquer coisa a gente muda”, peça coreografada por João Saldanha, com a intensidade visceral própria do pensamento de Artaud. Palavras-chave: Angel Vianna; Corpo; Dança Contemporânea; Antonin Artaud; Teatro da Crueldade. ABSTRACT: From the choreographic experiment that celebrates 82 years of Angel Vianna, this article flexes on the thinking of the dancer, choreographer and teacher, more specifically in her performance and the way she deals with the forces of the gesture in the body, in dance, on the scene, in life. To dialogue with Angel I invite the thought of Antonin Artaud based on his writings about the theatre of cruelty in order to shred the paths tracing by the dancer in “Qualquer coisa a gente muda”, piece choreographed by João Saldanha, with the visceral intensity of the thought of Artaud. Keywords: Angel Vianna; Body; Contemporary Dance; Antonin Artaud; Theatre of Cruelty.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Alice Cavalcanti Poppe, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora do Departamento de Arte Corporal (DAC/EEFD/UFRJ) Doutora em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC/UNIRIO). Educadora em licenciatura em Dança pela Faculdade Angel Vianna. Professor, Department of Body Art (CAD / EEFD / UFRJ). Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ) PhD in Performing Arts at the Post-Graduate Performing Arts (PPGAC / UNIRIO). Educator at Faculty Angel Vianna.

Downloads

Publicado

2016-06-13

Como Citar

Poppe, M. A. C. (2016). ANGEL VIANNA: fricções do corpo entre a dança e a cena. O Percevejo Online, 7(1), p. 1–12. https://doi.org/10.9789/2176-7017.2015.v7i1.p. 1-12

Edição

Seção

Olhares Sobre a Dança