1. ARTE NOS ESPAÇOS PÚBLICOS: a cidade como realidade

Autores

  • Zalinda Cartaxo

DOI:

https://doi.org/10.9789/2176-7017.2009.v1i1.%25p

Resumo

ARTE NOS ESPAÇOS PÚBLICOS: a cidade como realidade Os questionamentos enfrentados pelas artes visuais a partir dos anos 1960 colaboraram para a ruptura com determinados condicionamentos históricos e para a inauguração de novos valores e práticas estéticas. Com a contemporaneidade, coloca-se em discussão o papel e o lugar da arte promovendo a sua saída dos espaços idealizados das instituições. A arte realizada nos espaços públicos converte-se em estratégia de aproximação com a realidade e com o público. As obras de intervenção nos espaços urbanos, em sua maioria, lidam com o conceito de site-specific, caracterizado pela indiscernibilidade entre a obra e o lugar. A adoção dos espaços públicos imprime novas questões: a imperceptibilidade da obra de arte como tal, o artista-anônimo, a efemeridade da obra e a sua dissolução na estruturacidade. As poéticas da arte nos espaços públicos permeiam, além das questões físicas e culturais da cidade, outras fundadas numa dimensão filosófica, em que a categoria estética do sublime ressurge no contexto contemporâneo, frente à fragilidade humana às catástrofes naturais, às transformações climáticas, à violência urbana, às epidemias etc. A cidade com sua dinâmica se converte num reflexo do mundo e o artista, atento a isto, utiliza-a como meio de reflexão das relações entre o sujeito e a realidade. Palavras-chave | artes visuais | realidade | arte pública | arquitetura | intervenção Abstract ART IN PUBLIC SPACES: the city as reality The issues faced by the visual arts since the 1960s have contributed to the rupture with certain historical conditionings and to the introduction of new values and aesthetic practices. In contemporary times, the role and place of art are being questioned, producing its displacement from the idealized institutional spaces. Art that is realized in public spaces becomes a strategy for getting closer to both reality and the public. Most of the works that intervene in urban spaces deal with the concept of site-specific, which is characterized by an indiscernible limit between work and site. The use of public spaces raises new issues: the predicament of perceiving the artwork as such, the anonymous artist, the ephemeral quality of the artwork and its dissolution in the city structure. The poetics of art in public spaces permeate, besides the physical and cultural aspects of the city, other aspects of a more philosophical dimension, in which the aesthetic category of the sublime reappears in the contemporary context, in face of the human frailty before natural catastrophes, climate changes, urban violence, epidemics, etc. The city and its dynamics are converted into a reflex of the world, whereas the artist, attentive to this circumstance, makes use of the city as a means for reflecting upon the relations between subject and reality. Keywords | visual arts | reality | public art | architecture | intervention ZALINDA CARTAXO é graduada em Licenciatura em Artes Plásticas e especializada em História da Arte e Arquitetura no Brasil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). É mestre em História e Crítica da Arte pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e doutora em Artes pela Universidade de São Paulo (USP) e em Artes Visuais pela UFRJ. Atualmente, realiza pósdoutorado na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal. É professora adjunta na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNI-RIO). É artista visual e autora do livro Pintura em distensão. ZALINDA CARTAXO is a fully licensed teacher of Plastic Arts, with a specialization in Brazilian Art and Architecture History from the Catholic University of Rio de Janeiro (PUC-Rio). She holds a Master of Arts degree in Art History and Criticism from the Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ) and a Doctorate degree in Arts from São Paulo University (USP). She is currently carrying out a Post-Doctorate research at the College of Fine Arts of Porto, in Portugal. She is an Associate Professor at the Federal University of the State of Rio de Janeiro (UNI-RIO). She is a visual artist and author of the book Pintura em Distensão [Painting in Distension].

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zalinda Cartaxo

ZALINDA CARTAXO é graduada em Licenciatura em Artes Plásticas e especializada em História da Arte e Arquitetura no Brasil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). É mestre em História e Crítica da Arte pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e doutora em Artes pela Universidade de São Paulo (USP) e em Artes Visuais pela UFRJ. Atualmente, realiza pós-doutorado na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal. É professora adjunta na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNI-RIO). É artista visual e autora do livro Pintura em distensão.

Downloads

Como Citar

Cartaxo, Z. (2009). 1. ARTE NOS ESPAÇOS PÚBLICOS: a cidade como realidade. O Percevejo Online, 1(1). https://doi.org/10.9789/2176-7017.2009.v1i1.%p

Edição

Seção

Tensões e revelações