0011/2010 - Passo-a-Passo para Avaliação de Software para Aquisição em Modelos de Processos de Negócio

Autores

  • Leonardo Guerreiro Azevedo Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Clarissa Romeiro Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Claudia Cappelli NP2Tec
  • Fernanda Baião Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Palavras-chave:

Aquisição de software, avaliação de ferramentas, modelos de processos de negócio para avaliação de software

Resumo

A escolha de ferramentas para auxiliar na execução das atividades das organizações é uma tarefa frequente. Logo, existem diferentes métodos na literatura com este intuito. No entanto, eles carecem de uma representação no nível de abstração que facilite a sua execução. Este trabalho tem o objetivo de modelar o passo-a-passo necessário para avaliação de software para aquisição em modelos de processos de negócio. Os modelos elaborados foram construídos a partir da análise e generalização de propostas da literatura. Dessa forma, são explicitados nos modelos os participantes do processo, as regras de negócio que restringem a execução do processo, os termos do glossário, os documentos e informações necessárias e geradas por cada atividade, bem como o fluxo de execução das atividades. Portanto, as tarefas dos avaliadores de software ficam explícitas em modelos de mais fácil entendimento e acompanhamento da execução.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Guerreiro Azevedo, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Professor Adjunto I do Departamento de Informática Aplicada (DIA) do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Clarissa Romeiro, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Aluna do curso de bacharelado em Sistemas de Informação do Departamento de Informática Aplicada do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Claudia Cappelli, NP2Tec

Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa e Prática em Tecnologia (NP2Tec).

Fernanda Baião, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Professora do Departamento de Informática Aplicada (DIA) do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Downloads

Publicado

2010-09-18

Como Citar

Azevedo, L. G., Romeiro, C., Cappelli, C., & Baião, F. (2010). 0011/2010 - Passo-a-Passo para Avaliação de Software para Aquisição em Modelos de Processos de Negócio. RelaTe-DIA, 4(1). Recuperado de https://seer.unirio.br/monografiasppgi/article/view/978

Edição

Seção

Relatórios