MAPAC: Um Método de Análise de Processos para Aproximação Cidadã

Autores/as

  • Emmanuel Pires
  • Renata Araujo

Palabras clave:

Prestação de Serviços Públicos, Gestão de Processos de Negócio, Ciberdemocracia, Democracia Eletrônica, Mediação de Conflitos

Resumen

Prestar serviços com qualidade para o cidadão se torna cada vez mais uma questão de prioridade por parte das organizações públicas, incluindo o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como forma de atender as demandas da sociedade civil e aproximar cidadãos da administração pública. Este trabalho tem como objetivo descrever o Método de Análise de Processos para Aproximação Cidadã (MAPAC), cujo objetivo é apoiar um analista ou especialista em processos a pensar e propor soluções com vista a aproximar e inserir o cidadão nos processos de prestação de serviços públicos. O MAPAC foi avaliado por um estudo de caso em uma unidade especializada em mediações de conflitos do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ). Os resultados demonstraram evidencias de que o método seja aplicável e eficaz na sugestão de alternativas para a aproximação cidadã.

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Publicado

2020-04-09

Cómo citar

Pires, E., & Araujo, R. (2020). MAPAC: Um Método de Análise de Processos para Aproximação Cidadã. ISys - Brazilian Journal of Information Systems, 13(2), 4–33. Recuperado a partir de https://seer.unirio.br/isys/article/view/8075

Número

Sección

ARTIGOS REGULARES