Comércio Eletrônico: Comportamento do Consumidor na Internet

Autores

  • Daniela Raitz UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Jairo Leonardi de Aguiar UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Kellerman Augusto Lemes Godarth UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

Este estudo teve como principal objetivo identificar as variáveis que influenciam no processo de decisão de compra no comércio eletrônico, feito a partir da identificação das características demográficas, hábitos de utilização, benefícios e barreiras e riscos do uso do comércio eletrônico. Quanto à forma de abordagem, a pesquisa caracterizou-se como de cunho quantitativo, com a aplicação de questionário estruturado junto a uma amostra de 78 alunos de pós-graduação vinculados ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus de Francisco Beltrão. Quanto às características da amostra, o estudo identificou uma predominância de jovens adultos, do gênero feminino e com renda elevada, os quais possuem hábitos diários de utilização da Internet, há mais de cinco anos. Em relação às variáveis que influenciam o processo de compra, na categoria benefícios percebidos, destaca-se a comodidade e a possibilidade de comparar preços e produtos online. Já em relação às barreiras quanto ao uso do comércio eletrônico, as mais importantes foram a falta de contato pessoal e a pouca informação sobre o produto. Finalmente, em relação aos riscos do comércio online, as variáveis apontadas foram a possibilidade de clonagem das informações pessoais na Internet e o arrependimento posterior à realização da compra online.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Raitz, UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Administradora pela UNIOESTE - Campus Francisco Beltrão

Jairo Leonardi de Aguiar, UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Administrador Mestre em Administração

Kellerman Augusto Lemes Godarth, UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Administrador Especialista em Gestão de Pessoas Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional Doutorando em Administração Professor da UNIPAR

Referências

Albertin, A. L. Comércio eletrônico: modelo, aspectos e contribuições de sua

aplicação. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

______. O comércio eletrônico evolui e consolida-se no mercado brasileiro. Revista Administração de Empresas. vol. 40, n.4, p. 94-102, 2000.

Arruda, D. M. O.; Miranda, C. M. C.; Variáveis comportamentais determinantes de compra no varejo virtual: um estudo com consumidores brasileiros. Revista de Administração da UFLA. Lavras, v. 5, n. 2, 2003.

Blackwell, R.; Bacellar, C. Comportamento do consumidor. São Paulo: Thomson, 2005.

BRASIL. Decreto nº 7.962, de 15 de março de 2013.

Childers, T.; Carr, C.; Peck, J.; Carson, S. Hedonic and Utilitarian Motivations for Online Retail Shopping Behavior. Journal of Retailing, v. 77, p. 511-535, 2001.

Costa, F. L. Comércio eletrônico: hábitos do consumidor na internet. 113 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Faculdades Pedro Leopoldo, Pedro Leopoldo, 2009.

Gil, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991.

Hair, J. F.; Anderson, R. E.; Tatham, R. L.; Black, W. C.; Babin, B.J. ; Análise multivariada de dados. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009.

Karsaklian, E. Comportamento do consumidor. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

Las Casas, A. L. Administração de marketing: Conceitos, planejamento e aplicações à realidade brasileira. São Paulo: Atlas, 2006.

Laudon, K.; Laudon, J.; Sistema de informação gerenciais. 9. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

Lewis, D.; Bridges, D. A alma do novo consumidor. São Paulo: M. Books, 2004.

Liebermann, Y.; Stashevsky, S. Perceived risks as barriers to Internet and e-commerce usage. International Journal of Market Research, v. 5, n. 4, p. 291–300, 2002.

Lira, W. S.; Crispim, M. C.; Araújo, G. M.; Silva, L. B. O cliente virtual: uma análise estatística do comportamento do consumidor na Internet. Qualitas - Revista Eletrônica, v. 3, n. 2, 2004.

Marconi, M. A.; Lakatos, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

Martinez, G. A. D. P.; O consumidor virtual: o varejo na Internet. 156 f. Monografia (Graduação em Administração) - UFSC, Florianópolis, 2009.

Morgado, M. G. Comportamento do consumidor online: perfil, uso da Internet e atitudes. 160 f. Tese (Doutorado em Administração) - FGV-EAESP, São Paulo, 2003.

Nakagawa, S. S. Y. A lealdade de consumidores nos ambientes de comercio online e offline. 312 f. Tese (Doutorado em Administração). Universidade de São Paulo. São Paulo, 2008.

Nascimento, H. M.; Luft, M. C. S.; Santos, L. A. S. E-commerce: perfil dos e-consumidores entre os estudantes do curso de Administração da Universidade Federal de Sergipe. Revista Brasileira de Administração Científica. Aquidabã, v. 3, n. 2, p. 25-40, 2012.

Nogueira, R.; Granuzzo, A. Identificação das expectativas dos usuários da Internet em relação ao comércio eletrônico. Rio de Janeiro: UFRJ/COPPEAD, 2002.

Roesch, S. M. A.; Mello, M. I.; Becker, G. V. Projetos de estágio e de pesquisa em administração: guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de caso. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

Santos, A. G.; Southier, J. O e-commerce e o decreto nº 7.962, de 15 de mar ço de 2013. Disponível em: <http://www.rkladvocacia.com/arquivos/artigos/art_srt_ar quivo20131011124554.pdf>. Acesso em: 20 mar. 2016.

Saraiva, C. M. L. Determinantes do comportamento de compra online. 144 f. Dissertação (Mestrado em Publicidade e Marketing) - Instituto Politécnico de Lisboa. Lisboa, 2012.

Souza, A. R. C.; Farias, J. M. P.; Nicoluci, T. C.; Principais fatores que influenciam os consumidores universitários a frequentarem bares noturnos na cidade de Presidente Prudente. 47 f. Monografia (Graduação em Administração) – Faculdades Integradas Antônio Eufrásio De Toledo, Presidente Prudente, 2005.

Sultan, F. Consumer response to the Internet: an exploratory tracking study of on-line home users. Journal of Business Research, v. 55, p 655-663, 2002.

Toledo, L. A.; Caigawa, S. M.; Silva, N. S.; Negócios empresariais e a

Internet: o caso Bosio Brasil. Revista FAE, Curitiba, v. 8, n. 1, p. 27-38, 2005.

Wolfinbarger, M.; Gilly, M.; Shopping online for freedom, control and fun. Disponível em: <http://www.crito.uci.edu/papers/2000/gilly-wp-6-00.pdf>. Acesso: 22 mai. 2016.

Downloads

Publicado

2017-06-04

Como Citar

Raitz, D., Aguiar, J. L. de, & Godarth, K. A. L. (2017). Comércio Eletrônico: Comportamento do Consumidor na Internet. ISys - Brazilian Journal of Information Systems, 10(2), 153–170. Recuperado de https://seer.unirio.br/isys/article/view/6166

Edição

Seção

ARTIGOS DE EDIÇÃO ESPECIAL