Suicídio por contágio e o papel das mídias de comunicação em massa

Autores

  • Maria Júlia Kovács professora livre docente do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
  • Esther Hwang Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo USP (2018). Formação em Gestalt-terapia pelo Instituto Gestalt de São Paulo IGSP (2018)

DOI:

https://doi.org/10.9789/2525-3050.2019.v4i7.77-100

Palavras-chave:

Suicídio por contágio, Mídia, Prevenção do suicídio, Comunicação, Celebridades, Espaços públicos

Resumo

Este artigo tem como objetivo (i) explorar, em termos gerais, a temática do suicídio por contágio e o papel dos meios de comunicação em massa nesse fenômeno; (ii) investigar, em termos mais específicos, a possibilidade de suicídios por contágio em conexão com (a) suicídios de celebridades e (b) suicídios em espaços públicos em que são registrados altos índices de morte voluntária; e (iii) propor reflexões sobre a prevenção do suicídio no que diz respeito à atuação das mídias de comunicação em massa. Para tanto, utilizamos o método da revisão bibliográfica e uma pesquisa de campo. Observa-se que a simples exposição do tema do suicídio na mídia não causa diretamente suicídios subsequentes, embora possa ser um fator de influência, dependendo da abordagem. O suicídio por contágio está associado ao processo de identificação e imitação, à influência sócio-histórica-cultural dos locais, dos métodos e do próprio ato suicida influenciador, sendo imprescindível refletir sobre os meandros da relação pessoa-ambiente para a elaboração de medidas preventivas.

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Publicado

2019-09-01

Como Citar

Kovács, M. J., & Hwang, E. (2019). Suicídio por contágio e o papel das mídias de comunicação em massa. Revista M. Estudos Sobre a Morte, Os Mortos E O Morrer, 4(7), 77–100. https://doi.org/10.9789/2525-3050.2019.v4i7.77-100