Dribles e divididas nas práticas interpretativas vocais de Jackson do Pandeiro

Autores

  • Cláudio Henrique Altieri de Campos

Palavras-chave:

Jackson do Pandeiro. Divisão rítmica vocal. Chiclete com Banana. Práticas interpretativas na MPB. Sebastiana.

Resumo

Resumo: Este trabalho tem como foco as práticas interpretativas adotadas por Jackson do Pandeiro (1919 – 1982) para a elaboração e realização de suas performances musicais, voltando-se especialmente para as características de sua “divisão” rítmico-melódica vocal, apontada por artistas como Gilberto Gil, Lenine e João Bosco, entre outros, como um dos principais elementos a destacá-lo no campo da MPB. São estudados os conceitos e os procedimentos técnico-musicais que fundamentam as performances de Jackson em apresentações “ao vivo”, registradas em meio audiovisual, e em sua produção fonográfica, em músicas que se distinguiram em seu repertório, como Chiclete com Banana, Sebastiana e O Canto da Ema. Foram realizadas pesquisas bibliográficas, discográficas, entrevistas e estudos com base na audição, transcrição para partitura e análise comparativa entre seções de exposição e reexposição das músicas selecionadas a fim de se observar os processos interpretativos utilizados nas performances vocais de Jackson do Pandeiro. Como principais resultados, são apresentados os processos de variação rítmico-melódica presentes nas performances de Jackson, como os deslocamentos na acentuação poético-musical provocados pela antecipação ou retardo na enunciação vocal e o uso de práticas interpretativas características dos cantadores de coco. Esta é uma pesquisa de caráter interdisciplinar, que faz uso de metodologias e fundamentos teóricos provenientes de áreas como estudos de performance, etnomusicologia, história da MPB e sociologia. Para tanto, procura-se dialogar com o pensamento de autores como Andrade, Ayala, Turino e Bourdieu, entre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudio Henrique Altieri de Campos

Cláudio Henrique Altieri de Campos é Doutor em Música (Etnomusicologia) pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (IA/UNESP), com pesquisa financiada por bolsa CAPES, e Mestre em Artes (Musicologia) pela Universidade de São Paulo (ECA/USP). Graduado em Música (Bacharelado em Instrumento - Guitarra Elétrica) pela Faculdade de Artes Alcântara Machado. Realizou estágio de doutorado sanduíche na Universidade de Aveiro, Portugal, no Departamento de Comunicações e Artes, com financiamento de bolsa CAPES (PDSE). Tem experiência na área de Música/Artes, com ênfase em Etnomusicologia e Musicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Jackson do Pandeiro, performance musical, história da MPB, Banda Mantiqueira, arranjo musical e educação musical. Realizou conferências em Portugal, na Universidade de Aveiro, e Espanha, na Universitat Autònoma de Barcelona e no Real Conservatório Superior de Música de Madrid. É pesquisador dos grupos CNPq "Percussão, Música e Cultura: Teoria e Prática" (IA/UNESP) e "Música étnica e popular (Brasil/América Latina)", e também do "Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança" (INET-md), da Universidade de Aveiro/Portugal.

Referências

ANDRADE, Mário de. Os cocos. São Paulo: Duas Cidades ; (Brasília) : INL, Fundação Nacional Pró-Memória, 1984.

ALBIN, Ricardo Cravo. O livro de ouro da MPB. Rio de Janeiro: Ediouro, 2003.

AYALA, Maria Ignez Novais. AYALA, Marcos. Cocos: alegria e devoção. Natal: EDUFRN, 2000.

BARROS, Lucilvana Ferreira. Jackson do Pandeiro, o Rei do Ritmo: a construção de um artista-monumento. 19/03/2013 220 f. Dissertação (Mestrado em História). Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, 2013.

BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Trad. Fernando Tomaz. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009.

______. A economia das trocas simbólicas. Intr., org. Sergio Miceli. São Paulo: Perspectiva, 2011.

CAMPOS, Cláudio H. A. Jackson do Pandeiro e a Música Popular Brasileira: liminaridade, música e mediação. São Paulo, 2017. 322f. Tese (Doutorado em Música/Etnomusicologia). Instituto de Artes, UNESP, São Paulo, 2017.

FOUCAULT, Michel. A Arqueologia do Saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

LARANJEIRA, Deneil José. A identidade vocal de Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro em performance. 01/03/2012. 111 f. Dissertação (Mestrado em Música). Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2012.

MARCELO, Carlos. RODRIGUES, Rosualdo. O fole roncou! – Uma história do forró. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

MOURA, Fernando. VICENTE, Antonio. Jackson do Pandeiro: O Rei do Ritmo. São Paulo: Ed. 34, 2001.

ORTIZ, Renato. A moderna tradição brasileira. São Paulo: Brasiliense, 1988.

RAMOS, Manuela Fonsêca. Na levada do pandeiro: a música de Jackson do Pandeiro entre 1956 e 1967. 01/09/2012. 144 f. Dissertação (Mestrado em História). Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2012.

SEVERIANO, Jairo. Uma história da música popular brasileira: das origens à modernidade. São Paulo: Ed. 34, 2013.

SOARES, Inaldo. A Musicalidade de Jackson do Pandeiro. Camaragibe: IGP (Gráfica), 2011.

TURINO, Thomas. Music as social life: the politics of participation. Chicago: The University of Chicago Press, 2008.

Entrevistas

GILBERTO GIL. Entrevista concedida a Ruy Fabiano. Show de Gilberto Gil e Jackson do Pandeiro – 1976. Jornal do Músico, 24 out 1976. In: AQUINO, Marcio de. Blog Tarati Taguará. Publicado em 05 Mar 2011. Disponível em < https://taratitaragua.blogspot.com.br/2011/03/show-de-gilberto-gil-e-jackson-do.html?showComment=1480526346706#c1901752238412006947 >. Acesso em 30 Nov 2016, 11h00.

SILVÉIRO PESSOA. Entrevista concedida a Cláudio Henrique Altieri de Campos. São Paulo, 13 jul. 2016.

Vídeos

GILBERTO GIL. Entrevista concedida a Rômulo Azevedo, para a série A Paraíba e Seus Artistas, Rede Paraíba de Televisão, início da década de 1990. In YOUTUBE. Jackson do Pandeiro por ele mesmo - PARTE 02- Troféu Gonzagão. Vídeo (6min20seg). Disponível em < https://www.youtube.com/watch?v=3XeifYZkvLs >. Acesso em 20 out 2015, 20h00.

JOÃO BOSCO. Entrevista para o programa Bar Academia, na TV Manchete, durante a década de 1980. IN YOUTUBE. João Bosco MPB - Pout-pourri Jackson do Pandeiro - Bar Academia. Vídeo (5min45seg). Disponível em < https://www.youtube.com/watch?v=zKfjHP6gyqs >. Acesso em 29 out 2015, 17h00.

DVD

JACKSON DO PANDEIRO. MPB Especial – Jackson do Pandeiro [1972]. 1 DVD (50min). Direção original: Fernando Faro. Direção do DVD: Marcelo Fróes. [S.I.]: Discobertas, 2012.

Discografia

JACKSON DO PANDEIRO. Jackson do Pandeiro – O Rei do Ritmo. Caixa contendo 09 CDs, com 235 músicas gravadas por Jackson do Pandeiro, incluindo as citadas Samba do Ziriguidum, Um a Um, Sebastiana, O Canto da Ema, Alô Campina Grande e Chiclete com Banana. Produção: Rodrigo Faour. Universal, 2016.

______. Jackson do Pandeiro. LP. Columbia, 1959.

______. ...É Batucada! – Com Jackson do Pandeiro, Almira e o Ritmo Empolgante dos Reis da Batucada. LP. Philips, 1962.

______. Aqui Tô Eu – Jackson. LP. Philips, 1970.

______. Jackson do Pandeiro – Um Nordestino Alegre. LP. Chantecler/Alvorada, 1977.

______. Jackson do Pandeiro – Isso É que É Forró. LP. Polifar/Polygram, 1981.

Downloads

Publicado

2018-05-31

Como Citar

Campos, C. H. A. de. (2018). Dribles e divididas nas práticas interpretativas vocais de Jackson do Pandeiro. DEBATES - Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Música, (20). Recuperado de https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/7870