Educação Musical Internacional e Comparada: uma introdução

Autores

  • José Nunes Fernandes

Resumo

 

Resumo: O tema deste artigo é a Educação Musical Internacional e Comparada, pouco conhecida no campo da educação musical brasileiro. Define-se Educação Comparada e mostra-se seus usos e funções. Este não é um estudo comparativo, que compara sistemas nacionais de educação e os aspectos geográficos e a situação político-econômica dos locais envolvidos. Pretende-se apenas contribuir com a área, tendo em vista que são poucas as pesquisas e estudos no campo internacional, e no Brasil eles não existem. Assim, objetiva-se apresentar para a comunidade brasileira o campo da Educação Musical Internacional e Comparada. Acreditamos que seja de extrema importância para qualquer professor de música conhecer aspectos destes campos, já utilizados por alguns teóricos e pesquisadores da educação musical no exterior.

Palavras chave: Educação Musical Internacional, Educação Musical Comparada, Método Comparativo.

 

International and Comparative Music Education: an Introduction

Abstract: The theme of this article is the International and Comparative Music Education, little known in the field of Brazilian music education. It is defined as Comparative Education and shows its uses and functions. This is not a comparative study, which compares national systems of education and geographical aspects and the political-economic situation of the places involved. It is intended to contribute only to the specific area, given that there aren’t many researchs and studies in the international field, and in Brazil they do not exist. Thus, it aims to present for the Brazilian community the field of International and Comparative Music Education. We believe it is extremely important for any music teacher to know aspects of these fields, already used by some theorists and researchers in music education abroad.

Keywords: International Music Education, Comparative Music Education, Comparative Method.

Educación Musical Internacional y Comparada:

una Introducción

Resumen: El objeto de este artículo es la Educación Musical Internacional y Comparada, poco conocida en el campo de la educación musical brasileña. Se define  Educación Comparada y se demuestra sus usos y funciones. Este no es un estudio comparativo, que compara los sistemas nacionales de educación y los aspectos geográficos y la situación político-económica de los locales involucrados. Su único objetivo es contribuir con el campo, ya que hay poca investigación y estudios en el ámbito internacional, y en Brasil que no existen. Por lo tanto, se presenta en este documento para la comunidad brasileña sobre la Educación Musical Internacional y Comparada.. Creemos que es muy importante para cualquier profesor de música conocer los aspectos de estos campos, ya utilizados por algunos teóricos e investigadores de la educación musical en el extranjero.


Palabras clave: Educación Musical Internacional, Educación Musical Comparada,  método comparativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-03-13

Como Citar

Fernandes, J. N. (2015). Educação Musical Internacional e Comparada: uma introdução. DEBATES - Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Música, (13). Recuperado de http://www.seer.unirio.br/revistadebates/article/view/4614

Edição

Seção

Artigos