A importância do gerenciamento de resíduos de serviços de saúde: atuação do enfermeiro - The importance of health services waste management: nurse's performance

Autores

  • Viviane Reis Fontes da Silva Secretaria Municipal do Rio de Janeiro - SMS-RJ http://orcid.org/0000-0003-4174-8544
  • Priscila Bastos Mayworm Hospital Cardoso Fontes e da Prefeitura de Arraial do Cabo, no Estado do Rio de Janeiro
  • Genaine Mendes Marques

DOI:

https://doi.org/10.9789/2675-4932.rectis.v1.9889

Palavras-chave:

Enfermagem, Gerenciamento de resíduos sólidos de saúde, CCIH

Resumo

Objetivo: Investigar na literatura o correto gerenciamento e instrumentos para viabilizar a redução de custos através da utilização correta do Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde e descrever a atuação do enfermeiro no Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde. Método: abordagem qualitativa, e do tipo bibliográfico. Este trabalho traz como cenário os acervos das bibliotecas públicas e privadas da cidade do Rio de Janeiro, e os sujeitos são fontes de livros, sites e monografias. A revisão de literatura foi respaldada pela ANVISA. Resultados: as categorias analisadas foram:  a equipe de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde: Enfatizando a atuação do Enfermeiro e o Manejo de Resíduos de Serviços de Saúde. Conclusão: é importante a presença do profissional enfermeiro nas questões da preservação do meio ambiente, na colaboração com a prevenção de doenças, e no controle de gastos, visando assim uma diminuição dos resíduos de saúde. Não há bibliografia especificando que há um único profissional responsável pelo gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde, fala-se da importância do trabalho em conjunto. Não há bibliografia especificando que há um único profissional responsável pelo gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde, fala-se da importância do trabalho em conjunto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Reis Fontes da Silva, Secretaria Municipal do Rio de Janeiro - SMS-RJ

Enfermeira. Mestre em saúde e tecnologia no espaço hospitalar – mestrado profissional. Hospital Municipal Souza Aguiar. Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

Priscila Bastos Mayworm, Hospital Cardoso Fontes e da Prefeitura de Arraial do Cabo, no Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira do Hospital Cardoso Fontes e da Prefeitura de Arraial do Cabo, no Estado do Rio de Janeiro.

Genaine Mendes Marques

Enfermeira, especialista em Saúde da Famíia - FAF.

Referências

COELHO, H. Manual de gerenciamento de resíduos sólidos de saúde. Rio de Janeiro: Fundação Osvaldo Cruz – Fiocruz, 2000.

SISINNO, C. L. S. (org.). Resíduos Sólidos, Ambiente e Saúde: uma visão multidisciplinar. Rio de Janeiro: Fundação Osvaldo Cruz – Fiocruz, 2000.

MANDELLI, S.M.D.C. Váriáveis que interferem no comportamento da população urbana no manejo de resíduos sólidos domésticos no âmbito das residências. 1997.

Tese(Doutorado)- Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 1997.

SISINNO, C.L.S., MOREIRA, J.C, Ecoeficiência: um instrumento para a redução de geração de resíduos e desperdícios em estabelecimento de saúde. Cad. Saúde Pública v.21 n.6. Rio de Janeiro nov./dez 2005.

FERREIRA JÁ, ANJOS LA. Aspectos de saúde coletiva e ocupacional associados à gestão dos resíduos sólidos municipais. Cad Saúde Pública 2001; 17: 689-96.

Downloads

Publicado

2020-04-05

Como Citar

Silva, V. R. F. da, Mayworm, P. B., & Marques, G. M. (2020). A importância do gerenciamento de resíduos de serviços de saúde: atuação do enfermeiro - The importance of health services waste management: nurse’s performance. Revista Eletrônica De Ciência, Tecnologia E Inovação Em Saúde, 1, 25–35. https://doi.org/10.9789/2675-4932.rectis.v1.9889

Edição

Seção

Revsião

Plum Analytics