Plum Analytics

A importância do gerenciamento de resíduos de serviços de saúde: atuação do enfermeiro - The importance of health services waste management: nurse's performance

Viviane Reis Fontes da Silva, Priscila Bastos Mayworm, Genaine Mendes Marques

Resumo


Objetivo: Investigar na literatura o correto gerenciamento e instrumentos para viabilizar a redução de custos através da utilização correta do Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde e descrever a atuação do enfermeiro no Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde. Método: abordagem qualitativa, e do tipo bibliográfico. Este trabalho traz como cenário os acervos das bibliotecas públicas e privadas da cidade do Rio de Janeiro, e os sujeitos são fontes de livros, sites e monografias. A revisão de literatura foi respaldada pela ANVISA. Resultados: as categorias analisadas foram:  a equipe de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde: Enfatizando a atuação do Enfermeiro e o Manejo de Resíduos de Serviços de Saúde. Conclusão: é importante a presença do profissional enfermeiro nas questões da preservação do meio ambiente, na colaboração com a prevenção de doenças, e no controle de gastos, visando assim uma diminuição dos resíduos de saúde. Não há bibliografia especificando que há um único profissional responsável pelo gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde, fala-se da importância do trabalho em conjunto. Não há bibliografia especificando que há um único profissional responsável pelo gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde, fala-se da importância do trabalho em conjunto.


Palavras-chave


Enfermagem; Gerenciamento de resíduos sólidos de saúde; CCIH

Texto completo:

PDF-PT

Referências


COELHO, H. Manual de gerenciamento de resíduos sólidos de saúde. Rio de Janeiro: Fundação Osvaldo Cruz – Fiocruz, 2000.

SISINNO, C. L. S. (org.). Resíduos Sólidos, Ambiente e Saúde: uma visão multidisciplinar. Rio de Janeiro: Fundação Osvaldo Cruz – Fiocruz, 2000.

MANDELLI, S.M.D.C. Váriáveis que interferem no comportamento da população urbana no manejo de resíduos sólidos domésticos no âmbito das residências. 1997.

Tese(Doutorado)- Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 1997.

SISINNO, C.L.S., MOREIRA, J.C, Ecoeficiência: um instrumento para a redução de geração de resíduos e desperdícios em estabelecimento de saúde. Cad. Saúde Pública v.21 n.6. Rio de Janeiro nov./dez 2005.

FERREIRA JÁ, ANJOS LA. Aspectos de saúde coletiva e ocupacional associados à gestão dos resíduos sólidos municipais. Cad Saúde Pública 2001; 17: 689-96.




DOI: http://dx.doi.org/10.9789/2675-4932.rectis.v1.9889 

Article Metrics

Metrics Loading ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Revista Eletrônica de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

SCImago Institutions Rankings