Ações coletivas participativas: o paisagismo como instrumento da interação natureza-sociedade

Autores

  • Délcio César Cordeiro Rocha Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais (ICA/UFMG)
  • Priscila Menezes de Souza Maia Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais (ICA/UFMG)
  • Guélmer Junior Almeida Faria Universidade Estadual de Montes Claros-MG-Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.9789/2317-7705.2018.v6i1.19-30

Resumo

O objetivo desse trabalho é divulgar o paisagismo como ferramenta de educação ambiental em área urbana e contribuir na formação de cidadãos com visões críticas auxiliando nas práticas sustentáveis do habitar urbano. Para tanto, utilizou-se a implantação de um jardim em um Centro de Convívio localizado no município de Montes Claros-MG, juntamente com a pesquisa participante, utilizando como técnica um questionário aplicado a 136 pessoas envolvidas diretamente. Percebeu-se que um significativo grupo de pessoas não sabe o que são áreas verdes, a comunidade conseguiu ver melhoria na minimização da temperatura, qualidade do ar e na estética do ambiente. Assim, considera as áreas verdes dentro das cidades como influência positiva na vida das pessoas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Délcio César Cordeiro Rocha, Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais (ICA/UFMG)

Possui graduação em Zootecnia pela Escola Superior de Ciências Agrárias de Rio Verde- ESUCARV- GO (1997). Especialista em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Centro-oeste UNIOESTE-PR (2001) Mestrado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul ? UFRGS-RS (2003). Doutor em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa ? UFV-MG (2008). Professor das Disciplinas: Manejo e Conservação de Fauna, Zoologia, Etologia e Bem Estar Animal, Animais Silvestres, Criação e exploração de Animais Domésticos, Extensão Rural, Educação e Interpretação Ambiental - Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG / Montes Claros. Experiência na área de Zootecnia (produção animal) e Agronegócios, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas agrosssilvipastoris,impactos ambientais, silvipastoris, manejo de fauna, comportamento e bem-estar animal, pecuária alternativa (criação e manejo de animais silvestres, exóticos e ornamentais). Vice-Presidente do Instituto Vida Animal - IVA www.institutovidaanimal.com.br Coordenador do Grupo de Estudos em Etologia e Bem-estar Animal - GEBEA Coordenador do Grupo de Estudos em Resíduos Sólidos e Ações Socioambientais- GERações Coordenador do Grupo de estudos em Animais Silvestres ? GAS ? ICA/UFMG Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas Socioambientais - GEPAM Coordenador do Grupo de Estudos em Zooterapia e Terapias Ocupacionais ? GEZTO Coordenador do grupo Jovens Educadores Ambientais - JEA PROGRAMAS: Coordenador do Programa Ambiente em Foco/ "Meio- ambiente e Cidadania" Coordenador do Programa "ICA Universidade Solidária" Coordenador do Programa : ?Carroceiros/Catadores Conscientes?, Coordenador do Programa " Centro de Referência em Educação Ambiental - CASA VERDE" ? Zooterapia- A Arte de Viver?, ?Educação Ambiental no Zoo?, e participação nas Campanhas: ?Contra o tráfico ilegal de animais silvestres? (com IBAMA e IVA) ?Natal Solidário? (ICA/UFMG), ?Posse responsável?, ?Controle populacional de cães e gatos? (com o CZZ, Prefeitura Municipal de Montes Claros ,IVA e ICA/UFMG). Membro dos Conselhos Gestores Municipais: a) de Resíduos Sólidos de Montes Claros-MG - CRMS b) Proteção a Vida e Bem Estar Animal- COBEA c) Parque estadual da Lapa Grande - PELG, d) CODEMA, e) CODEC, f) Educação.

Priscila Menezes de Souza Maia, Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais (ICA/UFMG)

Graduada em Agronomia na Universidade Federal de Minas Gerais. Participante do Grupo de Estudos em Etologia e Bem-estar Animal - GEBEA . Bolsista da Universidade Federal de Minas Gerais pelo Programa ICA Universidade Solidária com os projetos : Carroceiro Consciente , Zooterapia- A Arte de Viver , Educação Ambiental no Zoo , e participação nas Campanhas: Contra o tráfico ilegal de animais silvestres (com IBAMA e IVA) Natal Solidário (ICA/UFMG). Membro do Conselho Gestor Municipal Proteção a Vida e Bem Estar Animal. Sócia fundadora da ONG Jovens Educadores Ambientais.

Guélmer Junior Almeida Faria, Universidade Estadual de Montes Claros-MG-Brasil.

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), tendo realizado Estágio de Doutoramento Sanduíche na Universidade de Coimbra (Portugal), no Centro de Estudos Sociais (CES) sob a orientação da profª Drª Sílvia Portugal, Mestre em Desenvolvimento Social pela Universidade Estadual de Montes Claros (2014), Bacharel em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa (2008). Bolsista de Doutorado CAPES (2015), Membro do corpo editorial dos Periódicos: Revista Espaço Acadêmico (UEM) e Revista Desenvolvimento em Questão (UNIJUÍ), colaborando como Parecerista ad hoc: Revista Elo - Diálogos em Extensão (UFV), , Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (UNESP), Revista Holos (UFRN), REMHU - Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana, Cadecs: Caderno Eletrônico de Ciências Sociais (UFES), Revista Sociedade em Debate (UCPel) e Revista Lecturas: Educación Física y Deportes (Argentina). Atuou como Especialista Colaborador em projetos de Extensão Universitária, Professor Convidado no Instituto de Ciências Agrárias da UFMG (ICA/UFMG) na disciplina de Extensão Rural e Professor dos Cursos de Especialização da Unidade de Ensino e Aprendizado de Viçosa (UNESAV)/Faculdade de Educação da Serra (FASE): Instrumentalidade do Serviço Social, Gestão de Pessoas e Criminologia, Direitos Humanos e Segurança Pública, lecionando as disciplinas de: Metodologia da Pesquisa, Técnica de Elaboração de Monografia e Estudos Empíricos da Violência e Criminalidade. Tem experiência na área de Desenvolvimento Social, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologia da pesquisa, trabalho doméstico, gênero, sociologia das migrações, redes sociais, extensão rural, extensão universitária. (ORCID iD iconorcid.org/0000-0003-2089-3064).

Downloads

Publicado

2018-12-29

Como Citar

Rocha, D. C. C., Maia, P. M. de S., & Faria, G. J. A. (2018). Ações coletivas participativas: o paisagismo como instrumento da interação natureza-sociedade. RAÍZES E RUMOS, 6(1), 19–30. https://doi.org/10.9789/2317-7705.2018.v6i1.19-30