Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Psicanálise & Barroco em Revista?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

NORMAS GERAIS

Os trabalhos enviados a Psicanálise & Barroco em revista devem, preferencialmente, não ter sido publicados anteriormente em meio científico e, se possível, apresentarem alguma originalidade. Textos que não forem inéditos poderão ser apreciados pela Comissão Editorial e, se considerados relevantes e originais, virem a ser publicados. 

Textos em inglês e em francês também podem ser submetidos para publicação.

Os trabalhos, seus pontos de vista e fundamentos, são de inteira responsabilidade dos seus autores.

Os autores devem informar a instituição a que está filiado, bem como sua titulação e e-mail.

Os trabalhos devem estar de acordo com as "normas de submissão" que constam nas páginas seguintes.

CRONOGRAMA EDITORIAL

O processo editorial só terá início se o encaminhamento do manuscrito obedecer às orientações estabelecidas neste documento. Caso contrário, será devolvido para adequação às diretrizes da revista.

Os artigos submetidos entre os meses de JANEIRO a JULHO, caso sejam aprovados serão publicados na edição de dezembro do mesmo ano e os que forem submetidos entre o meses de JULHO a DEZEMBRO, caso sejam aprovados serão publicados na edição de julho do ano seguinte. 

Os autores devem obrigatóriamente informar as agências de fomento as quais a pesquisa encontra-se vinculada.

ORCID OBRIGATÓRIO

O autor deve estar cadastrado na base de dados ORCID, ressaltando que a assinatura deve estra de acordo com a padronização exigida para todos os artigos do mesmo autor.

FORMATAÇÃO

Cada trabalho deverá apresentar na capa: 

a) Título do trabalho na língua original e também em inglês e francês;

b) Resumo e palavras-chave em português, inglês e francês.  

Um resumo para cada trabalho deve ser apresentado em português, inglês e francês, contendo no máximo 10 linhas e, aproximadamente 5 palavras-chave, também devidamente traduzidas, com exceção das resenhas e ensaios.  

Ao longo dos textos, não utilizar sublinhado ou negrito para destacar palavras. Somente na capa o título será em negrito. Palavras ou termos que mereçam destaque, assim como palavras em outra língua, devem estar em itálico. Os trabalhos devem ter de 10 a 25 laudas com espaçamento entre linhas 1,5.

Palavras em lingua estrangeira ou que mereçam destaque deverão estar italico.

Fazer uso do programa de editoração Word for Windows, digitado em fonte 12, Arial, formato A4.

Para a apresentação bibliográfica são usadas como referência as normas da ABNT.

As resenhas de livros ou trabalhos acadêmicos, além de estarem na formatação descrita no parágrafo anterior, devem ter de 3 a 5 laudas.

Depois de recebidos, publicados ou não, os trabalhos não serão devolvidos.

Direitos autorais

Aprovados para publicação, os autores cedem e concordam os direitos autorais do trabalho enviado à revista eletrônica Psicanálise & Barroco (ISSN: 1679-9887). 

Na segunda página deve iniciar o conteúdo do trabalho.

 

Identificação dos autores

Em arquivo separado, submetido como documento auxiliar suplementar, deverão ser encaminhados: título do trabalho em português, inglês e Frances, nome(s) completo(s) do(s) autor(es). Acompanhado(s) de um breve currículo em que mencione titulação acadêmica, ocupação profissional e/ou acadêmica atual, vinculação institucional, endereço de e-mail e telefone.  Em caso de vários autores, estes deverão informar sobre a ordem de procedência.

 Formatação básica exigida.

 Titulo – Fonte: Arial. Estilo da Fonte: Negrito. Tamanho: 16. Parágrafo: Espaçamento entre linhas: 1,5 linhas.

Corpo Textual – Fonte: Arial. Estilo da Fonte: Normal. Tamanho 12. Parágrafo Justificado;  Espaçamento entre linhas: 1,5 linhas.

Citação – Fonte: Arial. Estilo da Fonte: Normal. Tamanho 10. Sem efeito. Recuo: esquerda 4 cm. Parágrafo justificado: Espaçamento entre linhas: simples. Espaçamento antes do parágrafo: 12 pt.
Referência Bibliográfica – Fonte: Times New Roman. Estilo da Fonte: Normal. Tamanho 12.Justificado. Espaçamento entre linhas: simples. 

Normas para citações e referências bibliográficas. 

As citações ao longo do texto apresentado devem vir entre aspas, constando do sobrenome do autor, a data da publicação e a página onde se encontra. Quando maiores que cinco linhas devem estar em recuo de 4cm deslocado em relação ao restante do texto e em fonte tamanho 10, neste caso não devem vir entre aspas.

 

Exemplo de citação ao longo do texto  

"Interpretar significa hallar um sentido oculto"(FREUD, 1916, p. 78)

Segundo Freud (1916, p. 78) "interpretar significa hallar um sentido oculto" 

 Exemplo de citação com recuo de 4 cm a esquerda: 

O mito de Édipo não quer dizer nada senão isto: na origem, o desejo, como desejo do pai, e a lei são uma e a mesma coisa. A relação da lei com o desejo é tão estreita que somente a função da lei traça o caminho do desejo. O desejo, como desejo pela mãe, é idêntico à função da lei. É na medida em que proíbe esse desejo que a lei impõe o desejá-la, pois, afinal, a mãe não é, em si mesma, o objeto mais desejável (LACAN, [1962] 2005, p. 121). 

 

Notas 

As notas, usadas ao longo do texto, são somente explicativas, usadas para comentários, esclarecimentos ou explanações, e devem estar dispostas ao fim da página como rodapé.

 

Referencias bibliográficas de livros.

Exemplos: 

FREUD, S. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. 2. ed. Rio de Janeiro: Imago, 1987.

______. (1905d). Três ensaios sobre a teoria da sexualidade. v. VII.

______. (1930[1929]). O mal-estar na civilização. v. XXI

LACAN, Jacques. (1959-60) O seminário – livro 7 – A ética da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

MAURANO, D. A transferência. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006. (Coleção Psicanálise Passo a Passo).

Obs.: Obras de S. Freud e J. Lacan: o ano de publiçao do texto virá entre parênteses logo após o nome do autor. O ano da edição virá no final, como no exemplo acima. 

De capítulos e artigos de livros.

Exemplos: 

LACAN, J. (1973) O Aturdito. In Outros escritos. Rio de Janeiro: Zahar. 2003.

WÖLFFLIN, H. Princípios Fundamentais da História da Arte. In: RIBEIRO, Carlos Flexa (Org.) A Era do Barroco. Rio de Janeiro: Museu Nacional de Belas Artes, 1982. 

De artigos de periódicos científicos. 

BIRMAN, J. Foucault, leitor da psicanáliseNatureza Humana. São Paulo, v. 8, n.1, p.225-251, out. 2006. 

ROUANET, S. P. O barroco ontem e hoje. In: Psicanálise & Barroco  em revista. v.1, n.2, p. 100-130, jul. 2003. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/index.php/psicanalise-barroco/article/viewFile/8924/7683 . Acesso em:  dez. 2007, 16h30min. 

VIVES, Jean-Michel. La vocation du féminin. Cliniques méditerranéennes 2003/2

(no 68), p. 193-205. Disponível em: https://www.cairn.info/revue-cliniques-mediterraneennes-2003-2-page-193.htm. Consulta em 01/10/2018.

Obs.: O link de acesso deverá estar ativado.

De dissertações de mestrado e teses de doutorado.

Exemplos: 

ARAUJO, U. A. M. Máscaras inteiriças Tukumã: possibilidades de estudo de artefatos de museu para o conhecimento do universo indígena. 1985. 102f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, São Paulo, 1986. 

Para as referências de outras fontes como homepage, conferência, aula, extrato de jornal, acrescentar a fonte consultada, seguida da data em que o autor acessou o material.

Exemplos: 

NAVES, P. Lagos andinos dão banho de beleza. Folha de S. Paulo, São Paulo, 28 jun. 1999. Folha Turismo, Caderno 8, p. 13. 

SOUZA, Joana. (2018)  Raúl Antelo e a escrita órfica de Clarice Lispecto. Revista eletrônica Boletim de Pesquisa NELIC  v. 18, nº 29. Disponível em: https://www.google.com/search?q=Raul+Antelo+e+a+Escrita+%C3%B3rfica+de&oq=Raul+Antelo+e+a+Escrita+%C3%B3rfica+de&aqs=chrome..69i57.12783j0j7&sourceid=chrome&ie=UTF-8. Acesso em: 02 nov 2018. 

De filmes e documentos iconográficos como pintura, ilustração, fotografia, desenho técnico e outros.

Exemplos:

BLADE Runner. Direção: Ridley Scott. Produção: Michael Deeley. Intérpretes: Harrison Ford; Rutger Hauer; Sean Young; Edward James Olmos e outros. Roteiro: Hampton Fancher e David Peoples. Música: Vangelis. Los Angeles: Warner Brothers, c1991. 1 DVD (117 min),widescreen, color. Produzido por Warner Video Home. Baseado na novela "Do androids dream of electric sheep?" de Philip K. Dick. 

MATTOS, M. D. Paisagem-Quatro Barras. 1987. 1 original de arte, óleo sobre tela, 40

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word,
  3. URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  4. O autor deve estar cadastrado na base de dados ORCID, ressaltando que a assinatura deve estra de acordo com a padronização exigida para todos os artigos do mesmo autor.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  6. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  7. O artigo possui um resumo?
  8. O resumo do trabalho está em português, inglês e francês, contendo no máximo 10 linhas e, aproximadamente 5 palavras-chave, também devidamente traduzidas, com exceção das resenhas e ensaios?
  9. Na segunda página consta após o nome completo do autor, sua identificação, de no máximo 3 linhas, que é um resumo da vida acadêmica e profissional do autor, contendo um breve currículo?
 

Declaração de Direito Autoral

Eu concordo em encaminhar este trabalho para ser apreciado pelo conselho editorial de Psicanálise & Barroco em revista (ISSN: 1679-9887), me responsabilizo pela autoria das idéias e interpretações no texto contidas, inclusive em concordância em ceder os direitos autorais à possível publicação na mesma.

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

 

Política de Privacidade

O acesso ao conteúdo da revista é livre, no entanto para a submissão de artigos é necessário que cada autor faça seu cadastro com login e senha no portal de periódicos da UNIRIO.

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.