Psicanálise & Barroco em Revista

Psicanálise & Barroco em revista é um periódico eletrônico editado semestralmente desde 2010  pela linha de pesquisa Memória Subjetividade e Criação do Programa de Pós-Graduação em Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e que teve seu início em 2003  como publicação do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Subjetividade e Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Define-se como uma revista que contempla vários saberes, valorizando a interlocução da psicanálise com a arte, a cultura, a filosofia, a literatura e a memória social.


Imagem para capa da revista

 

 

 

 

 

 

Notícias

 

Editorial: De Harvard a Uganda há o SE(E)R

 

Quinze anos se passaram desde que a primeira edição da Psicanálise & Barroco foi publicada na web. Idealizada pela Profª Denise Maurano durante sua passagem pela Universidade Federal de Juiz de Fora, a revista nasceu em 2003 pelo esforço conjunto da equipe que compunha o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Subjetividade e Cultura. Em 2010 passou a compor o quadro de periódicos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), onde se encontra vinculada à linha de pesquisa Memória, Subjetividade e Criação do Programa de Pós-Graduação em Memória Social.

 

Recentemente, a Psicanálise & Barroco em revista migrou para o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER),  um software desenvolvido para a construção e gestão de uma publicação periódica eletrônica. Esta ferramenta contempla ações essenciais à automação das atividades de editoração de periódicos científicos. Recomendado pela CAPES, o processo editorial no SEER permite uma melhoria na avaliação da qualidade dos periódicos e uma maior rapidez no fluxo das informações. Esse sistema, além de garantir a autonomia da gestão das edições pela equipe, permite que a revista esteja em conexão com os principais indexadores da América Latina.

  Há muito ansiávamos por essa migração, mas diversas questões de caráter estrutural adiaram esse projeto que agora então se concretiza. Certamente a ampliação de nossa equipe e a dedicação de seus membros foram cruciais para a realização desse intento. Em nosso país, sobretudo em tempos sombrios como os que vivemos agora, conseguir avançar projetos de natureza cultural, diante da difícil tarefa de atendermos a exigências que encontram-se no nível da Universidade de Harvard, com condições de trabalho, muitas vezes similares as de Uganda, é um exercício que nos testa diariamente. Por isso, vencer os obstáculos, conseguindo ainda melhorar nossa qualidade, é motivo de satisfação ainda mais especial. Nossos valores humanos são nosso maior patrimônio, e nesse sentido a afinação de nossa equipe tem orquestrado essa nossa partitura. Assim, há muito que comemorar!

Denise Maurano - Diretora Geral

Joana Souza - Gerente de Edição

 
Publicado: 2018-07-13
 
Outras notícias...

v. 16, n. 1 (2018)

Sumário

Revista Completa

Psicanálise e Barroco em Revista
PDF
EDITORIAL - Entre Harvard e Uganda há o SE(E)R
 
PDF

Artigos Temáticos

Eliana Luiza dos Santos Barros
PDF
Tiago Antonio Sampaio
PDF
Caciana Linhares Pereira, Camila de Sousa Ricarti, Roseane Torres de Madeiro
PDF
Camila de Freitas Moraes, Roseane Torres de Madeiro
PDF

Artigos Livres

Adriele Cardoso Sussuarana, Alba Caroline Tavares dos Santos, Aleson Hernan Morais dos Santos
PDF
Bruno Wagner D’Almeida de Sousa Santana
PDF
Gladson Henrique Silva
PDF
Roberto Lopes Mendonça, Daniela Paula de Couto, Cassiano Carlos Antônio de Oliveira, Felipe Alcides Gonçalves Ribeiro, Geane Moares Coelho, Elizabeth Fátima Teodoro, Carlos Eduardo Rodrigues
PDF
Gabriel Pavani Brandino, Thassia Souza Emidio, Barbara Sinibaldi
PDF
Joyce Bacelar Oliveira
PDF

Resenhas

Bruno Albuquerque
PDF
CONTENTS
 
PDF
SOMMAIRE
 
PDF