LIMINARIDADES: PRÁTICAS DE EMERGÊNCIA E MEMÓRIA

Autores

  • Ileana Diéguez Caballero Universidade Autônoma Metropolitana (UAM, Mexico)

DOI:

https://doi.org/10.9789/2176-7017.2016.v8i2.49-59

Resumo

RESUMO Liminaridade e communitas são os conceitos chaves que movimentam este artigo. O enfoque em territórios cênicos para além dos âmbitos artísticos ou teatrais, incluindo manifestações públicas e protestos sociais, gera considerações sobre a performance e o teatro não como disciplinas. Consequentemente, o que se propõe é um exame sobre a performatividade e a teatralidade no campo de estratégia discursiva nas práticas culturais. Palavras-chaves: cultura, performatividade, teatralidade, política, liminaridade, communitas. ABSTRACT Liminality and communitas are the key concepts that drive this ar- ticle. Focusing on scenic territories beyond artistic or theatrical set- tings, including public demonstrations and social protests, the article generates considerations about performance and theater not as dis- ciplines. Consequently, what is proposed is an examination of perfor- mativity and theatricality in the field of discursive strategy in cultural practices. Keywords: culture, performativity, theatricality, politics, liminality, communitas.

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Biografia do Autor

Ileana Diéguez Caballero, Universidade Autônoma Metropolitana (UAM, Mexico)

Professora-pesquisadora do Departamento de Humanidades da UAM-Cuajimalpa (México). Membro do Sistema Nacional de Investigadores, Nível II. Doutora em Letras (2006), com pós-doutorado em História da Arte (UNAM) apoiada pelo CONACYT (2008-2009). Trabalha em questões de arte, memória, violência, luto, teatralidade e performatividade expandida e social.

Publicado

2017-05-25

Como Citar

Caballero, I. D. (2017). LIMINARIDADES: PRÁTICAS DE EMERGÊNCIA E MEMÓRIA. O Percevejo Online, 8(2), 49–59. https://doi.org/10.9789/2176-7017.2016.v8i2.49-59

Edição

Seção

Artigos Teatro Latino-Americano