13. Escola Angel Vianna – uma escola “em movimento”.

Joana Ribeiro da Silva Tavares

Resumo


O artigo apresenta a escola Escola Angel Vianna, pioneira na formação de bailarinos e terapeutas corporais, a partir da trajetória dos coreógrafos Klauss Vianna (1928-1992) e Angel Vianna (1928), nos quais se reconhece a origem de uma pedagogia transversal e pluridisciplinar em dança, que remonta à escola fundada na década de 1950, em Belo Horizonte (MG). Analisa as fases posteriores, que inclui um intermezzo em Salvador (BA), nos anos 1960 (Escola de Dança da UFBA), até a criação da Faculdade Angel Vianna (RJ, 2001) e revela o perfil de uma escola em constante movimento, comprometida com a experiência do novo.

Palavras-chave | Escola Angel Vianna | Klauss Vianna | pedagogia da dança | preparação corporal


Abstract

The article presents Angel Vianna’s School as a pioneering graduation center for contemporary dance and therapy and a reference in the history of modern dance in Brazil. It shows the development of Klauss Vianna (1928-1992) and Angel Vianna (1928), and their transversal and multidisciplinary method of teaching dance, from their start, in the 1950's in the Minas Gerais state in the south-east region of Brazil, until the foundation of Angel Vianna Faculty in 2001, after an interval teaching at the dance department of the University of Bahia in the 1960's.

Keywords | Angel Vianna School | Klauss Vianna | dance pedagogy | movement research

Texto completo:

PDF HTML


DOI: http://dx.doi.org/10.9789/2176-7017.2009.v1i2.%25p