8. O readymade de Duchamp e a dimensão crítica da arte

Autores

  • Danrlei de Freitas Azevedo (DTT-UNIRIO)

DOI:

https://doi.org/10.9789/2176-7017.2013.v5i1.%25p

Resumo

O artigo, baseado na dissertação de mestrado "Arte contemporânea e o sentido crítico da experiência estética" (Mestrado de História Social da Cultura - PUC-RIO, realizado com Bolsa Faperj e apoio CNPq) estabelece uma relação entre o readymade de Duchamp e a inauguração de um olhar crítico em direção à esfera artística, relação que excede o horizonte modernista. Como uma radicalização do procedimento de colagem, o readymade duchampiano põe em questão, ao testar suas fronteiras, o plano no qual se insere – nesse caso, a própria arte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-11-09

Como Citar

(DTT-UNIRIO), D. de F. A. (2013). 8. O readymade de Duchamp e a dimensão crítica da arte. O Percevejo Online, 5(1). https://doi.org/10.9789/2176-7017.2013.v5i1.%p

Edição

Seção

História em crise: questões de representação