Arquitetura teatral no século XVII: o processo de italianização do modelo francês dos jeux de paume. A cenografia do período e as transformações da arquitetura

Evelyn Furquim Werneck Lima

Resumo


Resumo
O artigo pretende investigar o processo de italianização do modelo francês de teatro seiscentista adaptado dos antigos jeux de paume, ou seja galpões retangulares para o jogo da palma nos quais eram instalados o palco, camarotes e galerias. A proposta de análise contempla algumas constatações sobre a cenografia do período, bem como as transformações da arquitetura, paulatinamente alterada a partir da introdução das “pièces à machines” e da ópera – em especial em função da parceria de Molière e Lully, para a encenação de espetáculos com efeitos grandiosos.


Palavras-chave Arquitetura teatral l cenografia l século XVII l Jeux de paume l Molière l Lully l Pièces à machine.


Abstract
The article aims to investigate the process of Italianization of the French typology of 17th century theatre adapted from old jeux de paume, namely rectangular and built as sheds for a game similar to tennis, where the stage, boxes and galleries were installed. The proposal includes some analysis on the findings about scenography, as well as the transformations of architecture, which has gradually occured since the introduction of the "pièces à machines" and the opera – in particular after the partnershipbetween Molière and Lully for staging grandiose shows with theatrical, music and many spectacular effects.

Key-words l Theatre architecture l Stage design l Seventeenth century l Molière l Lully l jeux de paume l pieces à machine.

Evelyn Furquim Werneck Lima é professora associada da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, coordenadora do Laboratório de Estudos do Espaço Teatral e Memória Urbana e pesquisadora do CNPq e da Faperj. Autora dos livros premiados Arquitetura do Espetáculo (2000) e Avenida Presidente Vargas: uma drástica Cirurgia (1990 e 1995). Publicou Das vanguardas à tradição (2006) e organizou Espaço e Teatro (2008), Espaço e Cidade (2004 e 2007) e Cultura, Patrimônio e Habitação (2004). Publicou em co-autoria Arquitetura e Teatro (2010) e Entre Arquiteturas e Cenografias (2012).

Evelyn Furquim Werneck Lima is currently Associate Professor at the Federal University of Rio de Janeiro State, where she coordinates the Laboratory of Theatrical Space and Urban Memory Studies and is a researcher for the CNPq and Faperj. Author of the award-winning books Arquitetura do Espetáculo (2000) and Avenida Presidente Vargas: a drastic surgery (1990 and 1995). Published From The avant-garde to tradition (2006) and organized Space and Theatre (2008), Space and City (2004 and 2007) and Culture, heritage and housing (2004).Published Architecture and theatre (2010) (with Ricardo Cardoso) and Between Architectures and Set Designs (2012) (with Cassia Monteiro).

Integra em PDF

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.9789/2176-7017.2012.v4i1.%25p