14 - PEDAGOGIAS MUSICAIS DE DOIS PIONEIROS: LABAN E STANISLÁVSKI

Autores

  • Jacyan Castilho UFBA

DOI:

https://doi.org/10.9789/2176-7017.2010.v2i2.%25p

Resumo

O artigo levanta a pertinência de se pensar o espetáculo teatral sob a perspectiva de suas características fundamentais, como musicalidade e plasticidade, especificamente no que tange à contribuição do ator na formação do perfil rítmico e dinâmico do espetáculo. Laban e Stanislávski são lembrados como pioneiros que lançaram seus olhares sobre as possibilidades semânticas que o desenho de movimentos espaço-temporais realizado pelo ator pode agregar na construção do sentido do espetáculo. Palavras-chave | ator | tempo | ritmo | Laban | Stanislávski JACYAN CASTILHO é Dra. em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia, onde atua como profa. adjunta nos cursos de graduação e no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, desde 2002. Tornou-se mestre em Teatro pela UNIRIO, onde também se formara no bacharelado, com habilitação em interpretação. Atriz, bailarina formada pela Escola Angel Vianna, diretora teatral, reside há oito anos na Bahia, onde participou do Grupo Vilavox e fundou, em 2008, o Groove Estúdio Teatral, coletivo dedicado à produção de espetáculos e ações de formação. Com vinte e cinco anos de carreira artística, participou de cerca de cinquenta espetáculos de teatro e dança, entre Rio de Janeiro, Porto Alegre, São Paulo e Salvador, agregando indicações e prêmios em diversos festivais. Coordenou a edição do livro “Dança e Educação em Movimento” (Ed. Cortez, 2003/2009), além de publicar regularmente artigos em diversos periódicos eletrônicos e impressos. This article discusses the relevance of considering theater performance from its fundamental aspects, such as musicality and plasticity. It focuses on the actor´s performance and specifically on his/her contribution to the dynamic and rhythmic outline of the show. Laban and Stanislavski are referred to as pioneers in exploring the semantic possibilities that the time-space associations realized by the actor tend to accumulate in building the signification of a performance. Keywords | actor | time | rhythm | Laban | Stanislavski JACYAN CASTILHO earned her PhD at Universidade Federal da Bahia, where she is currently working as a Professor of the Theater Studies Center, teaching graduate and post-graduate courses. She earned her MA at Universidade Federal do Rio de Janeiro, where she also holds a BA in interpretation. Jacyan Castilho is an actress, a director and a dancer, trained at the Angel Vianna Contemporary Dance School of Rio de Janeiro. For the last eight years, she´s been living in Bahia, Brazil, directing and performing in such groups as Vilavox. In 2008, she founded the Groove Estúdio Teatral, a group that promotes artistic productions and educational activities. Her professional career, performing all over Brazil for the last 25 years, has earned her awards and recognition. She was the coordinator of the book: “Dance and Education in Movement” (Dança e Educação em Movimento, Ed. Cortez, 2003/2009).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-04-07

Como Citar

Castilho, J. (2011). 14 - PEDAGOGIAS MUSICAIS DE DOIS PIONEIROS: LABAN E STANISLÁVSKI. O Percevejo Online, 2(2). https://doi.org/10.9789/2176-7017.2010.v2i2.%p

Edição

Seção

História e historiografia