Agenciar memórias, erigir um bairro: a produção narrativa sobre o Conjunto Palmeiras em Fortaleza (1991-2014)

Autores

  • Cristiano Rodrigues Rabelo SEDUC - CE

Palavras-chave:

Agenciamento da memória, Narrativa, Conjunto Palmeiras, Cartilhas, Autobiografia

Resumo

Este artigo propõe-se analisar a relação entre grupos e sujeitos organizados no agenciamento de memórias na formação do bairro Conjunto Palmeiras, localizado na cidade de Fortaleza, no Ceará. Para refletir sobre esse processo, buscou-se discutir sobre a produção de três documentos que tiveram como foco principal as memórias locais. São eles: duas cartilhas de uma série, intitulada Memórias de nossas lutas e um livro autobiográfico, cujo autor, hoje, é diretor de uma instituição local, o banco Palmas. Os três fazem parte de momentos distintos da formação do Conjunto Palmeiras, evidenciando as possibilidades do uso da memória. Ou seja, é a expressão de como uma comunidade carente foi aprendendo a lidar e a utilizar a memória como instrumento para consolidar experiências que puderam ser comunicadas nacional e internacionalmente com a finalidade de atingir os seus objetivos. Diante disso, considera-se que a mobilização de recursos dos moradores para a constituição de narrativas na formação do bairro em que vivem é a forma com que encontraram para consolidação de uma imagem deles próprios e do bairro, destacando, sobretudo, a capacidade de superação de suas dificuldades iniciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiano Rodrigues Rabelo, SEDUC - CE

Professor de história da Educação Básica (SEDUC- CE) e mestrando do programa de Pós-Graduação em História e Culturas da Universidade Estadual do Ceará (MAHIS-UECE)

Downloads

Publicado

2017-05-23

Como Citar

Rabelo, C. R. (2017). Agenciar memórias, erigir um bairro: a produção narrativa sobre o Conjunto Palmeiras em Fortaleza (1991-2014). Revista Morpheus - Estudos Interdisciplinares Em Memória Social, 9(16), 85–107. Recuperado de https://seer.unirio.br/morpheus/article/view/6050

Edição

Seção

Artigos originais