Fahrenheit 451: sobre homens-livro e bombeiros incendiários, a oposição informação imagética x escrita

Autores

  • Leila Beatriz Ribeiro

Resumo

Abordar a relação entre informação, cultura e memória a partir dos discursos e contextos que focalizam as mídias da indústria cultural. A informação escrita e imagética é problematizada a partir do texto fílmico de sci-fiFahreinheit 451, de François Truffaut, no qual uma sociedade essencialmente baseada na mídia televisiva coloca em jogo a relação do homem com sua própria trajetória, sua memória e sua cultura escrita. Metodologicamente, adotamos a análise fílmica com um instrumento desenvolvido a partir das relações conceituais pertinentes. A contextualização nos mostra as questões emergentes do período de produção, metade da década de 1960, com o fenômeno da contracultura e os debates acerca dos processos midiáticos. Nesse sentido, o filme nos traz representações acerca da substituição de um processo civilizatório, baseado na escrita, com a memória fundamentada nas práticas de guarda, acesso e transmissão, por um outro processo baseado na imagem, na qual os homens parecem robotizados e com uma memória de curto prazo em constante retroalimentação.

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Como Citar

Ribeiro, L. B. (2015). Fahrenheit 451: sobre homens-livro e bombeiros incendiários, a oposição informação imagética x escrita. Revista Morpheus - Estudos Interdisciplinares Em Memória Social, 6(11). Recuperado de https://seer.unirio.br/morpheus/article/view/4796

Edição

Seção

Artigos originais