PYP-VBr - Design de Valores em Jogos Digitais Baseados em Processos de Serviços Públicos Brasileiros

Autores

Palavras-chave:

PYP-VBr, Processos de Prestação de Serviços Públicos, Jogos Digitais Baseados em Processos de Negócio, Valores no Design de Jogos Digitais, Play Your Process (PYP)

Resumo

No Brasil, diversas iniciativas têm surgido para promover o diálogo de cidadãos e instituições públicas por meio do uso de tecnologia. Isso é uma tarefa desafiadora, que precisa de abordagens inovadoras sobre estes temas na sociedade. Pesquisas exploram o potencial de jogos digitais como uma alternativa para essa interação. Neste contexto, o método Play Your Process (PYP) foi criado, cujo objetivo é sistematizar o design de jogos digitais com propósito, baseados em processos de negócio, como os de prestação de serviços públicos. Durante estudos com o PYP, observou-se que um dos aspectos importantes para a eficácia dos jogos construídos para este fim, são os valores que eles transmitem. Para isto, foi proposto um artefato para ser integrado ao método PYP, que recebeu o nome de Play Your Process - Valores Brasileiros (PYP-VBr). Este relatório apresenta a descrição detalhada do PYP-VBr, como todas as suas características, recursos e fluxos de trabalho, para auxiliar no design de jogos digitais que englobem os valores existentes nos processos de prestação de serviços públicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tadeu Moreira de Classe, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Departamento de Informática Aplicada (DIA) Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI)

Downloads

Publicado

2020-03-30

Como Citar

Classe, T. M. de, Janssen, F., Araujo, R., & Pimentel, M. (2020). PYP-VBr - Design de Valores em Jogos Digitais Baseados em Processos de Serviços Públicos Brasileiros. RelaTe-DIA, 13(1). Recuperado de https://seer.unirio.br/monografiasppgi/article/view/9865

Edição

Seção

Relatórios