0010/2010 - Um Estudo sobre Mashup para o Desenvolvimento de Aplicações em uma Abordagem SOA

Autores

  • Flávio Faria Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Leonardo Guerreiro Azevedo Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Palavras-chave:

SOA, Mashup, Composição de serviços, Integração de dados

Resumo

A evolução da Web 2.0 trouxe alguns desafios para o desenvolvimento de aplicações ad hoc (conhecidas também como aplicações situacionais) com objetivo de atingir uma meta específica de negócio. Esses aplicativos são normalmente construídos com a integração de informações de fontes de dados heterogêneas e distribuídas. Neste cenário a abordagem SOA apresenta o conceito de composição de serviços, com a finalidade de reutilizar serviços existentes para o desenvolvimento de novos aplicativos. A proposta da composição de serviços mashup é estender as características de composição apresentadas em SOA com o objetivo de simplificar o desenvolvimento de aplicações ad hoc. Este relatório apresenta os principais conceitos para a desenvolvimento de aplicações mashup.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávio Faria, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Aluno do Programa de Pós-Graduação em Informática da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Leonardo Guerreiro Azevedo, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Professor Adjunto I do Departamento de Informática Aplicada (DIA) do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Downloads

Publicado

2010-09-18

Como Citar

Faria, F., & Azevedo, L. G. (2010). 0010/2010 - Um Estudo sobre Mashup para o Desenvolvimento de Aplicações em uma Abordagem SOA. RelaTe-DIA, 4(1). Recuperado de https://seer.unirio.br/monografiasppgi/article/view/971

Edição

Seção

Relatórios